10 filmes e séries adaptados de crimes reais no Brasil
Após o sucesso da série da Netflix, ‘Dahmer: Um Canibal Americano’, as séries true crime ganharam destaque. O gênero conta a história de crimes reais, no qual o autor da obra examina o crime e detalha as ações das pessoas que o vivenciaram.
No Brasil, não é diferente, o gênero está cada vez sendo mais explorado e os crimes reais se transformando em séries, filmes e documentários.
Confira 10 séries e filmes true crime brasileiros que separamos:
1. Elize Matsunaga: era uma vez um crime
A Netflix retratou em uma série documental, o assassinado do herdeiro da empresa Yoki, Marcos Matsunaga, pela sua esposa, em 2012. Ele foi morto e esquartejado por Elize Matsunaga, que dizia ser vítima de violência doméstica.
Quase uma década depois, Elize conta a sua versão do crime pelo qual foi condenada.
2. João de Deus – Cura e Crime
O idolatrado e autoproclamado médium João Teixeira de Faria, mais conhecido como João de Deus, alcança fama internacional com uma suposta cura, até que sobreviventes do seu “tratamento”, procuradores e a mídia começam a denunciar seus abusos. Documentário disponível na Netflix.
3. Marielle, o Documentário
Conheça a trajetória da vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco, assassinada ao lado de seu motorista, Anderson Gomes, em um crime ainda sem solução. Conta com entrevistas com os familiares, policiais, jornalistas, procuradores e autoridades. Disponível no GloboPlay.
4. O Menino que Matou Meus Pais e A Menina que Matou os Pais
Em 2002, um crime cometido em São Paulo chocou o Brasil. A jovem Suzane Von Richthofen, junto ao seu namorado Daniel Cravinhos e seu irmão Cristian Cravinhos, assassinaram seu pai Manfred von Richthofen e sua mãe Marísia. Dezoito anos depois, o caso é revisitado sob o ponto de vista de Daniel, que revela seus motivos para participar do assassinato. Disponível no Amazon Prime.
5. O caso Evandro
O famoso caso contado no podcast Projeto Humanos, do jornalista Ivan Mizanzuk, é retratado na série “O caso Evandro” da Globoplay. A série mostra a morte do menino Evandro Ramos Caetano, de 6 anos, sendo um dos crimes que mais chocou o Paraná nos anos 1990.
Uma investigação surge em torno do crime na qual a série true crime busca retratar. No caso, há questões envolvendo preconceito religioso e a participação de políticos.
6. Assalto ao Banco Central
Acompanhado das pessoas certas, um homem conhecido como Barão põe em prática o plano perfeito para assaltar o Banco Central e leva toneladas de dinheiro sem disparar nenhum alarme.
O filme é inspirado no assalto realizado em Fortaleza em 2005, considerado um dos maiores roubos da história do Brasil. Durante 3 meses, os envolvidos cavaram um túnel e conseguiram levar uma quantia estimada em R$ 164 milhões.
7. Ônibus 174
Uma investigação cuidadosa, baseada em imagens de arquivo, entrevistas e documentos oficiais, sobre o sequestro de um ônibus em plena zona sul do Rio de Janeiro. O incidente, que aconteceu em 12 de junho de 2000, foi filmado e transmitido ao vivo por quatro horas, paralisando o país. Disponível no GloboPlay.
8. VIPs — Histórias Reais de um Mentiroso
Conheça a verdadeira história de Marcelo Nascimento da Rocha, contada por ele mesmo. Se fazendo passar por policial ou dono de uma das maiores empresas do Brasil, Marcelo levou uma vida repleta de mentiras e golpes, enganando autoridades e a mídia.
9. O Bandido da Luz Vermelha
O assaltante João Acácio Pereira da Costa, conhecido como Bandido da Luz Vermelha, assalta residências, realiza fugas ousadas e gasta o dinheiro de forma extravagante. Porém, uma vez encurralado, recorre a medidas extremas.
O criminoso atuava nas madrugadas de São Paulo, na década de 1960. O apelido foi recebido devido a ele usar uma lanterna com luz vermelha para cometer crimes.
10. Pacto brutal: o assassinato de Daniella Perez
O assassinato de Daniella Perez foi um dos mais chocantes e brutais crimes ocorridos nos anos 90, no Brasil. Produzida por Tatiana Issa e Guto Barra, Pacto Brutal conta como ocorreu o assassinato da jovem atriz, filha da famosa novelista Gloria Perez.