Noticias

Como está a evolução do caso Madeleine McCann após 16 anos do seu desaparecimento?

16 anos da desaparição de Madeleine McCann: ainda sem solução

No dia 03 de maio de 2023, completam-se 16 anos da desaparição da menina britânica Madeleine McCann. A garota sumiu enquanto dormia ao lado dos irmãos mais novos, os gêmeos Sean e Amelie, em um quarto de um resort em Portugal. Seus pais estavam a poucos metros de distância no momento do desaparecimento, jantando com amigos. Desde então, o caso gera comoção e intriga em diversos lugares do mundo.

LEIA MAIS:

HBO Max esconde uma Obra-Prima do Suspense Policial do Século XXI que vai te prender por 157 minutos

Maddie McCann: Irmã de Madeleine acende velas em memória à irmã desaparecida

As investigações e a vigília em memória de Madeleine

Anualmente, a população de Rothley, cidade natal da família McCann, na Inglaterra, realiza uma vigília em memória de Madeleine. No último evento, Amelie, irmã gêmea de Madeleine, falou pela primeira vez publicamente aos 18 anos de idade sobre o assunto.

Para entender melhor os detalhes do caso e as dificuldades enfrentadas na investigação, especialistas no assunto analisaram o histórico do desaparecimento.

Madeleine McCann
Como está a evolução do caso Madeleine McCann após 16 anos do seu desaparecimento? 3

O que dizem os especialistas?

Segundo o jornalista João Mira Godinho, que acompanhou de perto a evolução do caso, “já são mais de 16 anos de múltiplas suspeitas, pistas e teorias, mas até hoje, nada se sabe sobre Madeleine McCann”. Ele ressalta ainda que essa provavelmente seja a maior história de desaparecimento da atualidade, pois ainda não há um responsável encontrado.

As dificuldades na investigação ao longo dos anos

O inspetor da Polícia na Espanha, José María Benito, opina que, “a investigação policial que foi conduzida ao longo desses anos não contava com os mesmos recursos que estão disponíveis hoje”. Ele acrescenta que “não temos o corpo da menina, nenhum vestígio de DNA, nem o responsável pelo sumiço, o que nos leva a um beco sem saída”.

Madeleine
Imagem: Acesso Cultural

Como a família lida com a situação?

O policial e criminólogo Braulio López destaca o impacto traumático que uma desaparição causa para as famílias, especialmente quando não há nenhum indício ou pista concreta. Ele salienta a dificuldade enfrentada pelos pais de Madeleine, que além de lidar com a perda, também se tornaram alvo de suspeitas em relação ao desaparecimento da filha.

Diante de tantos anos sem solução, a vigília em homenagem a Madeleine McCann e o esforço da família e das autoridades para não deixar o caso cair no esquecimento só reforçam a esperança de que um dia possa haver respostas concretas e justiça para a menina desaparecida.

Redação

O Canal Ciências Criminais é um portal jurídico de notícias e artigos voltados à esfera criminal, destinado a promover a atualização do saber aos estudantes de direito, juristas e atores judiciários.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo