- Publicidade -

3 dicas para otimizar seu tempo na busca de jurisprudências

- Publicidade -

O uso de jurisprudências em petições é, na maioria absoluta das vezes, indispensável. Sendo assim, pela grande quantidade de Tribunais existentes no Brasil, a busca por um entendimento que embase sua tese pode ser complexa e demorada. Foi pensando nisso que separamos 3 dicas essenciais para otimizar seu tempo na busca de jurisprudências na internet.

- Publicidade -

Como ganhar tempo na busca de jurisprudências

  • Procure nos tribunais da sua região

Considerando que existem 61 tribunais em âmbito federal (sem contar os estaduais) a busca por uma jurisprudência específica pode parecer um tanto quanto complexa.

Assim, é sempre importante que você inicie sua pesquisa nos tribunais da sua região, seja Tribunal de Justiça ou Tribunal Regional Federal em que sua localidade está inserida. Isso demonstra ao magistrado que julgará seu caso que o seu pedido foi fundamentado no entendimento das Cortes locais e, por conta disso, a chance de reforma em instância superior será menor.

- Publicidade -

Recomenda-se que a pesquisa em tribunais diversos seja feita somente em último caso.

  • Busque por pesquisas prontas

Para justamente auxiliar os advogados, diversos tribunais já disponibilizaram ferramentas para otimizar sua pesquisa. No site do  Supremo Tribunal Federal (STF), por exemplo, encontram-se diversos Informativos de Jurisprudência, com temas sistematizados pela própria Corte.

Se sua pesquisa precisa ser ainda mais refinada, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) disponibiliza a ferramenta de pesquisa “jurisprudência em teses”, de forma que ficam condensados os principais entendimentos da Corte sobre determinado tema de sua procura, como tráfico de drogas, estatuto do desarmamento, entre outros.

- Publicidade -

  • Seja claro nas expressões usadas

- Publicidade -

Para uma pesquisa mais eficiente, é imprescindível que os termos usados na busca sejam claros e objetivos.

Assim, se você pretende procurar algum entendimento de absolvição com aplicação do princípio da insignificância em um caso de furto, deve-se usar palavras-chave como: furto, insignificância, absolvição

O resultado é uma pesquisa mais efetiva e direta, poupando eficientemente o seu tempo.

Leia mais:

Entenda como identificar uma prisão ilegal e como agir diante disso


- Publicidade -

Quer estar por dentro de todos os conteúdos do Canal Ciências Criminais?

Siga-nos no Facebook e no Instagram.

Disponibilizamos conteúdos diários para atualizar estudantes, juristas e atores judiciários.

- Publicidade -

Comentários
Carregando...

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Leia Mais