VOCÊ NÃO VAI ACREDITAR: 6 crimes REAIS que INSPIRARAM grandes sucessos do cinema e TV
Quais casos criminais inspiraram obras da cultura pop?
A fascinação pelos casos criminais verdadeiros tem crescido exponencialmente nos últimos anos, tanto que várias produções de sucesso do mundo da TV, do cinema e da literatura foram baseadas em histórias reais de crimes. Neste artigo, selecionamos seis exemplos interessantes de casos criminais reais que serviram de inspiração para grandes produções culturais.
LEIA MAIS:
4 casos criminais que foram solucionados após várias décadas
Novo JOGO PERIGOSO? Áudios no WhatsApp apavoram pais após ATENTADO em creche de SC
1. Assassínio de Maurizio Gucci e Patrizia Reggiani Martinelli
O caso do brutal assassinato de Maurizio Gucci, herdeiro da renomada marca de moda Gucci, em 1995 chocou o mundo. Por anos, o caso permaneceu aberto até que a ex-mulher de Maurizio, Patrizia Reggiani Martinelli, foi condenada pelo crime. A história do caso foi transformada em um livro e posteriormente no filme “Casa Gucci”, estrelado por Lady Gaga, Adam Driver, Jared Leto e Al Pacino.
2. Robert K. Ressler e a série “Mindhunter”
Robert K. Ressler foi o pioneiro na criação de perfis psicológicos de serial killers e suas análises sobre os criminosos mais notórios e brutais do mundo contribuíram para a elaboração de métodos eficazes de investigação. A abordagem inovadora de Ressler inspirou a série “Mindhunter” da Netflix, que explora a criação da Unidade de Ciência Comportamental do FBI.
3. Caso Richthofen
No Brasil, um dos casos criminais mais chocantes e famosos foi o assassinato dos pais de Suzane Von Richthofen, em 2002. A investigação deste caso foi magistralmente conduzida pela criminóloga Ilana Casoy, que posteriormente escreveu um livro sobre o tema. A história inspirou dois filmes, “A Menina Que Matou Os Pais” e “O Menino Que Matou Meus Pais”, com roteiro baseado na obra de Casoy.
4. Ted Bundy e o filme “Ted Bundy: A Irresistível Face do Mal”
Ted Bundy foi um dos assassinos em série mais temidos e estudados dos anos 1970 nos Estados Unidos. Sua história foi retratada em diversos documentários e também no filme “Ted Bundy: A Irresistível Face do Mal”, estrelado por Zac Efron e Lily Collins. O filme mostra a vida dupla de Bundy e o terror que ele provocava em suas vítimas, utilizando sua simpatia e inteligência para atrair e matar inúmeras mulheres.
5. O Assassino do Zodíaco e o filme “Zodíaco”
Durante as décadas de 1960 e 1970, o notório Assassino do Zodíaco aterrorizou os Estados Unidos com uma série de assassinatos brutais, e sempre zombava das autoridades deixando mensagens enigmáticas. A identidade do assassino nunca foi descoberta. A história obscura inspirou o filme “Zodíaco”, dirigido por David Fincher e estrelado por Robert Downey Jr., Jake Gyllenhaal e Mark Ruffalo.
6. Charles Manson e sua Família
A vida do líder de culto Charles Manson sempre foi cercada por mistérios, drogas, crimes, e assassinatos. Sua habilidade manipuladora resultou na criação da “Família Manson”, que cometeu vários crimes hediondos, como o assassinato da atriz Sharon Tate e o Caso Tate-LaBianca. A história de Manson inspirou filmes como “House of Manson”, “Charlie Says” e “Era Uma Vez em… Hollywood”, de Quentin Tarantino.
Esses casos criminais reais e suas respectivas adaptações para livros, filmes e séries de TV evidenciam como as histórias verdadeiras do mundo do crime podem oferecer narrativas instigantes e comoventes, que capturam a atenção não só do público, mas também da indústria do entretenimento.