6 dicas para não cometer crimes pelo WhatsApp
6 dicas para não cometer crimes pelo WhatsApp
Um dos mais populares aplicativos do Brasil, o WhatsApp integrou o celular à comunicação via internet de forma gratuita. No entanto, a possibilidade de criação de grupos fechados, associado ao uso inadequado, faz com que muitos cometam crimes via esse aplicativo, compartilhando conteúdo ilegal! É… os tempos são outros! Então, anota aí 6 dicas 6 dicas para não cometer crimes pelo WhatsApp:
Como não cometer crimes pelo WhatsApp
1. Não poste ou compartilhe pornografia. É crime! Compartilhar vídeos e fotos de estupro, nudes não autorizando a circulação, é crime! E se as imagens envolverem menores de idade, a situação piora!
2. Não poste ou compartilhe vídeo de bullying. É crime! Violência psicológica ou física se encaixa no crime de difamação e as consequências são mais sérias do que você imagina!
3. Não poste ou compartilhe fake news. É crime! É preciso pesquisar a informação antes de propagá-la!
4. Não poste compartilhe imagens ou vídeos de pessoas mortas. É crime! Desrespeitar o corpo de uma pessoa morta é crime de vilipêndio de cadáver, até mesmos suas cinzas!
5. Não poste ou compartilhe vídeos ou imagens de pessoas em situações constrangedoras. É crime! Pessoas sob uso de substância entorpecente ou álcool, por exemplo, são comuns em redes sociais.
6. Não ofenda pessoas. É crime! Ofender pessoas é crime, ainda mais se ela tiver provas em uma conversa pelo WhatsApp! Lembrando, ainda, que curtidas e comentários nesses conteúdos são levados em conta.
Ajudou o alerta?
Leia também:
- 7 dicas para atender clientes em penitenciárias
- STJ: é ilegal a obtenção de conversas do WhatsApp sem a devida autorização judicial
Quer estar por dentro de todos os conteúdos do Canal Ciências Criminais?
Siga-nos no Facebook e no Instagram.
Disponibilizamos conteúdos diários para atualizar estudantes, juristas e atores judiciários.