Noticias

79% de moradores que têm a casa invadida por PMs no Rio são negros

Uma pesquisa do Datafolha mostrou que, das invasões de domicílio sem a existência de uma das hipóteses legais permissivas ou de mandado judicial feitas pela Polícia Militar do Rio de Janeiro, 79% das vezes é direcionada a pessoas negras. A pesquisa mostrou também que 63% das pessoas abordadas na rua são negras. Essa porcentagem é maior do que o próprio número de pessoas negras que moram na capital fluminense, que é de 55% do total de habitantes.

A pesquisa ouviu 3.500 moradores do Rio com mais de 16 anos e traçou que o perfil mais abordado pelos policiais são os jovens negros. Um quinto (17%) dessas pessoas já foi parada mais de 10 vezes.

O levantamento mostrou ainda que, das pessoas entrevistadas, 50% já sofreu revista física, e, dessas, 84% eram homens, 69% eram negros, e 70% eram moradores de favelas e bairros de periferia. Além disso, somente 10% dos brancos que ganham mais de 10 salários mínimos são revistados.

Por fim, a pesquisa constatou também o aumento da violência policial em comparação ao último estudo que havia sido feito no ano de 2003. O levantamento constatou que as ameaças durante as abordagens policiais passaram de 6,5% para 23%. O uso de arma apontada diretamente para a cabeça do abordado disparou de 9,7% em 2003 para 28% na pesquisa atual.

Leia também

O jogador Robson Bambu nega acusação de estupro


Quer estar por dentro de todos os conteúdos do Canal Ciências Criminais?

Siga-nos no Facebook e no Instagram.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo