Advocacia CriminalArtigos

Advocacia criminal é a arte de saber desorganizar uma rotina organizadamente

Canal Ciências Criminais
saber

Advocacia criminal é a arte de saber desorganizar uma rotina organizadamente

Caso você esteja sonhando em se tornar um advogado criminalista, tenha em mente que, além de muito estudo e muita determinação, você deverá ser uma pessoa que terá de driblar a rotina constantemente.

As pessoas que gostam de tudo muito organizado e com horários definidos para seus afazeres não conseguem entender e vão se atrapalhar no exercício da advocacia criminal.

E não para por aí: a imprevisibilidade da sua profissão vai mexer também com os horários das pessoas que lhe procuram, e principalmente dos seus familiares a amigos mais próximos.

Particularmente, eu nem sequer consigo me lembrar quando eu tive um domingo a ponto de ver os compromissos agendados para a semana que vai se iniciar e não ter que alterá-la por diversos motivos. É simplesmente impossível.

Um caso novo desestrutura por completo a semana de um advogado criminalista. Você precisa readequar seus compromissos de forma rápida, precisa se cercar de pessoas ágeis que lhe auxiliem.

Costumo dizer que para ser um advogado criminalista que atenda bem seus clientes, você precisa ser organizado na sua própria desorganização. Não é fácil.

Muitos de nós acabamos envolvidos e absorvidos por constantes ligações, mensagens de WhatsApp, SMS, e-mails, o tempo inteiro. Dirigir um automóvel no meio dessas situações começa a tornar a sua vida e a de outros motoristas bem perigosas.

Quando estudantes, sonhamos em ter uma carreira bem sucedida, atuar em casos grandiosos e de repercussão, atender clientes famosos. Nunca deixe de acreditar nestes sonhos: você só vai chegar lá se souber exatamente onde pretende ir.

Mas é importante também saber, quando sua vida estiver nesse ponto, o que você deve fazer para não se tornar tão distante das pessoas mais próximas de você.

Logicamente, os advogados criminalistas possuem, na sua grande maioria, o dom da palavra. São pessoas simpáticas e bem humoradas, muitos deles irônicos e brincalhões.

Na verdade, como na advocacia criminal lidamos com a preservação da liberdade das pessoas, por si só temos uma tensão acima do normal nas nossas atitudes. É importante também termos momentos de lazer e descontração para não nos tornarmos viciados em trabalho.

Esta imprevisibilidade – de não saber ao certo se os seus compromissos do dia que se inicia serão cumpridos conforme você planejou – acaba se tornando o diferencial da alegria desta profissão tão importante na vida da sociedade.

Por mais que sejamos criticados pela nossa atuação, as pessoas acabarão dando o valor necessário ao advogado criminalista quando mais precisarem de um para si ou para um ente querido.

Autor
Mestrando em Ciências Criminais. Advogado.
    Continue lendo
    Receba novidades em seu e-mail