ArtigosAdvocacia Criminal

Advocacia Criminal em tempos de Lockdown

Em tempos pandêmicos, é necessário nos moldarmos para tal situação, e uma delas é a atuação da Advocacia Criminal dentro de uma decretação de lockdown em Municípios e Estados. Sendo a Advocacia como atividade essencial, iremos abordar aqui, alguns ensinamentos de atuação na área Criminal.

Contudo, não é “receita de bolo” ou regra obrigatória, cabe a cada Criminalista fazer a sua estratégia dentro do caso concreto.

Advocacia Criminal

Então, vamos lá…

Primeiramente, temos que exemplificar que as medidas de restrições são extremas, então, o Advogado poderá atuar tanto em home office, quanto no seu escritório. Necessário garantir alguns itens a sua disposição, para qualquer caso de urgência que possa aparecer, são eles:

a) Procuração limpa; b) contrato de honorários limpo; c) cartão de visita; d) celular sempre carregado; e) bateria portátil; f) caneta; g) requerimentos pré-estabelecidos; h) token.

Como é notório na maioria das localidades que estão em lockdown, o judiciário para também (infelizmente), ocorrendo só as medidas extremas de urgência (como prisões em flagrante e audiências de custódia e impetrações de Habeas Corpus). Para isso, é necessário sempre andar com os itens acima expostos.

Vale lembrar que alguns processos criminais são acessados por meio eletrônicos e, neste período, mesmo que em pouquíssimos casos, há a realização de audiências virtuais.

Outro ponto importante é que o Criminalista sempre ande com a sua carteira da ordem em mãos, para apresentar em possível blitz de fiscalização pelas ruas. Também é necessário sempre ter em mãos a lista atualizada de números dos plantões do judiciário, delegacia civil e corregedoria da PM.

Acima de tudo, ter o contato do plantão da comissão de prerrogativas da sua secional, para qualquer violação de prerrogativas que possa ocorrer, você imediatamente entrar em contato.

Por fim, cabe destacarmos que todo Criminalista deve andar com a ética, cortesia e humildade na atuação do seu mister.

Andar também de forma combativa, sempre em defesa dos direitos que ali estão sendo atingidos e sempre defendendo a liberdade alheia da pessoa que nos confiou a responsabilidade.

Seja Criminalista Humanizado, Artesanal, Combativo e Colaborativo! Pois o melhor marketing é o do boca a boca, fazendo ecoar de norte a sul, aquele trabalho realizado com excelência.

Leia mais:

Entenda como identificar uma prisão ilegal e como agir diante disso


Quer estar por dentro de todos os conteúdos do Canal Ciências Criminais?

Siga-nos no Facebook e no Instagram.

Disponibilizamos conteúdos diários para atualizar estudantes, juristas e atores judiciários.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo