A execução penal é, sem dúvida, uma das áreas mais relevantes do Direito. É neste campo que o advogado criminalista tutelará os direitos do preso, que, como uma vez nos alertou Francesco Carnelutti, é o mais miserável dos seres humanos.
Sozinho ao lado do preso, o advogado tenta lhe garantir a dignidade que o Estado insiste em não reconhecer. Daí por que compreender a execução penal é fundamental a todos aqueles que militam na seara criminal.
Apesar de sua importância, a execução penal dificilmente é estudada como disciplina autônoma nas faculdades, sendo analisada, no máximo, durante algumas aulas da teoria da pena, em Direito Penal.
Em muitas universidades, a matéria é considerada eletiva (optativa), ficando a critério do aluno cursá-la ou não. Em outras, a disciplina de execução penal sequer consta no conteúdo programático do curso de Direito.
Em vista do cenário, o Canal Ciências Criminais promove, no dia 30/11/2017, o evento ADVOCACIA CRIMINAL: DESAFIOS NA EXECUÇÃO PENAL. A iniciativa conta com palestrantes qualificados, que compartilharão experiências adquiridas na militância da advocacia criminal, com especial foco na execução penal:
Para inscrições e mais informações, clique AQUI.