Noticias

Advogados são essenciais à administração da justiça, afirma corregedor nacional

Canal Ciências Criminais
advogados são essenciais

Advogados são essenciais à administração da justiça, afirma corregedor nacional

O corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, realçou a importância da Advocacia na última sexta-feira (20), durante o I Congresso de Direito Econômico, Financeiro e Tributário, promovido pelo Centro Universitário Uninovafapi, em Teresina (PI). Na ocasião, Martins falou sobre a missão do advogado, junto ao Poder Judiciário, como instrumento da cidadania.

O ministro que o advogado é o primeiro juiz de qualquer causa que assuma. Isso porque o debate sobre a Justiça começa com a criação – dialogada – da tese do cliente perante os tribunais. Para isso, conforme Martins, deve haver criatividade, confiança e diálogo:

Tal imaginação é que permite a potencial criação de um mundo melhor, no qual haja mais Justiça e bem-estar para a maior quantidade possível de pessoas. Olhar e conhecer a realidade de forma cética e realista nunca deve ser uma escusa para deixar de lutar para que o mundo melhore e para que a Justiça seja um valor inarredável.

Advogados são essenciais à administração da justiça

Em síntese, Martins prosseguiu sua fala exaltando a importância da figura do advogado:

O advogado é indispensável à administração da justiça. O verbo administrar, utilizado no artigo 133, pode ser entendido em vários sentidos. O primeiro deles é gerir, gerenciar ou governar. O segundo, deriva de uma expressão que é clássica, qual seja, administrar a justiça, que significa aplicar, atribuir ou outorgar a justiça.

Além disso, o ministro destacou que:

Os advogados, por meio da Ordem dos Advogados do Brasil, são atuantes ao demandar estrutura e dignidade aos espaços e condições de funcionamento do Poder Judiciário.

Enfim, afirmou que as prerrogativas constitucionais não são privilégios, mas garantias necessárias para que os advogados possam atuar de forma livre, nos limites da lei, sendo, assim, protagonistas da criação de concretização da Justiça, enquanto valor social.


Quer estar por dentro de todos os conteúdos do Canal Ciências Criminais?

Siga-nos no Facebook e no Instagram.

Disponibilizamos conteúdos diários para atualizar estudantes, juristas e atores judiciários.

Autor
O Canal Ciências Criminais é um portal jurídico de notícias e artigos voltados à esfera criminal, destinado a promover a atualização do saber aos estudantes de direito, juristas e atores judiciários.
Continue lendo
Receba novidades em seu e-mail