- Publicidade -

Alemanha decide pena de idoso que guardava tanque da 2ª GM no porão

- Publicidade -

Advogados e promotores alemães não sabem o que fazer com um homem de 84 anos que mantinha um tanque da 2ª Guerra Mundial, uma arma antiaérea e um torpedo no porão de casa, na cidade de Keikendorf, no norte da Alemanha.

- Publicidade -

Os elementos já foram retirados da residência do aposentado, com o auxílio do Exército, em julho de 2015, porém agora, promotores e advogados do idoso estão negociando as penalidades que poderão ser aplicadas, incluindo uma multa que pode chegar a 500 mil euros.

A princípio, embora os artefatos não estejam mais com o homem, ele também precisará encontrar novos locais para abriga-los e, de acordo com o advogado dele, um museu nos Estados Unidos estaria interessado em adquirir o tanque Panther, assim como vários colecionadores estariam interessados em comprar rifles, pistolas e outros itens que ele mantinha.

Segundo historiadores, o tanque Panther era o veículo mais eficiente usado pelas tropas alemãs na 2ª Guerra Mundial.

Na última segunda-feira (26), foi realizada uma audiência judicial, na qual advogados tentavam definir se a coleção militar do aposentado violaria a Lei Alemã de Controle de Armas de Guerra, regula a fabricação, venda e transporte de armas militares.

- Publicidade -

A defesa argumenta que boa parte das armas não funcionariam mais e que o tanque teria sido comprado por ele como sucata. Por outro lado, promotores afirmaram que parte das armas ainda podiam ser usadas.

Em 2015, quando os artefatos foram retirados da residência do idoso, foram necessários 20 soldados e quase nove horas apenas para retirar o tanque Panther do porão e colocá-lo em um veículo de carregamento para que fosse transportado.

- Publicidade -

As autoridades locais teriam recebido denúncia sobre a existência dos armamentos militares na residência do aposentado, de colegas que atuavam em Berlim e que já haviam vistoriado a casa anteriormente em busca de arte roubada pelos nazistas.

Uma decisão final sobre o caso deverá ser obtida no próximo mês, em agosto de 2021.

Leia também

- Publicidade -

Justiceiros da Fronteira: rapaz executado era fugitivo da polícia

Quer estar por dentro de todos os conteúdos do Canal Ciências Criminais?

Siga-nos no Facebook e no Instagram.

Disponibilizamos conteúdos diários para atualizar estudantes, juristas e atores judiciário

- Publicidade -

Comentários
Carregando...

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Leia Mais