NoticiasAdvocacia CriminalArtigos

América Latina e Caribe: A região com a maior taxa de violência impacta o desenvolvimento social

Região da América Latina e Caribe tem os maiores índices de violência do mundo

O índice de violência crescente na América Latina e no Caribe tem consequências graves para o desenvolvimento da região. Com o maior número de homicídios per capita em todo o mundo, esta região representa um terço de todos os assassinatos globais, a despeito de possuir apenas 9% da população mundial.

Esta situação alarmante foi notada por Carlos Felipe Jaramillo, que em artigo recente destacou o impacto que a violência tem sobre a migração e desigualdades sociais existentes. Segundo Carlos, os grupos mais afetados pela violência consistem nos mais desfavorecidos da sociedade, incluindo a população pobre, jovens, minorias étnicas e a comunidade LGBTQIAPN+.

América Latina e Caribe: A região com a maior taxa de violência impacta o desenvolvimento social
Reprodução: Adobe Stock

Leia mais:

Adam Lanza: conheça os detalhes sombrios por trás da mente de um dos atiradores em massa MAIS CRUÉIS DO MUNDO

Fugas audaciosas: Túneis, explosivos e helicópteros marcam as grandes escapadas das prisões brasileiras

Conexão entre a violência e o desenvolvimento social

A conexão entre violência e desenvolvimento social e econômico é clara: sociedades dilaceradas pela violência apresentam dificuldades para crescer e gerar emprego, piorando a situação de pobreza e a desigualdade social. A necessidade de mais gastos com segurança diminui o investimento em desenvolvimento, prejudicando assim a produtividade do país. Um exemplo claro dessa conexão foi apresentado em um relatório do Banco Mundial de 2012, que mostrou que uma redução de 10% na violência poderia traduzir-se em um aumento de 1% no crescimento anual do PIB.

A necessidade de políticas públicas efetivas

Para enfrentar a violência crescente, é crucial a implementação de políticas públicas voltadas à prevenção do crime. Políticas e programas focados na prevenção da violência, sobretudo entre jovens, têm mostrado grande eficácia na redução da filiação a gangues criminosas. Além disso, o crescimento econômico e a geração de empregos podem funcionar como medidas preventivas de criminalidade ao atrair os jovens para fora do mundo do crime.

A implementação destas medidas, entretanto, desafiam os governos a darem um passo à frente na luta contra a violência, para que seja possível acender os motores do crescimento econômico em meio a tanta criminalidade.

O futuro da América Latina e do Caribe

Com a situação atual de violência crescente, o futuro da América Latina e do Caribe está cada vez mais nas mãos de todos: governos, comunidade acadêmica, setor privado, sociedade civil e a comunidade internacional. A necessidade urgente de ação é clara e só através da união de forças será possível enfrentar o monstro da violência tão presente na América Latina e no Caribe.

Fonte: Poder360

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo