Navegando pela Categoria

Iuris Trivium

Pena e tortura: passado ou presente?

A tortura é parte integrante da sociedade ocidental desde os seus primórdios, embora ao longo dos anos tenham se alterado em alguma medida os métodos e mesmo os propósitos da prática. Inicialmente, a tortura parecia possuir um fim em si…

O tribunal é dos homens

É uma discussão amplamente difundida a que diz respeito ao machismo estrutural que permeia toda a sociedade em que vivemos, atualmente e desde seus primórdios. Muito se fala sobre a sociedade brasileira ser profundamente misógina, o que…

A absolvição do punitivismo

A absolvição do punitivismo Já falamos por diversas vezes nesta coluna sobre o punitivismo que parece permear nossa sociedade de forma cada vez mais ostensiva, e muitas vezes se manifesta na forma de uma série de jargões (os quais já…

Apenas mais um Luciano

Apenas mais um Luciano Ao longo do mês de agosto, abordamos nesta coluna uma sequência de desconstruções acerca de bordões punitivistas repetidos de forma irresponsável diariamente por cidadãos comuns e, infelizmente, por operadores do…

Quem defende bandido, é bandido também

Quem defende bandido, é bandido também Ao longo das últimas seis semanas, essa coluna foi espaço de reflexão sobre diversos chavões cotidianos. “Bandido bom é bandido morto”, “se fosse na sua família”, “direitos humanos para humanos…

Pra vítima não tem segunda chance

Pra vítima não tem segunda chance O texto de hoje, seguindo nossa série, tem por título um bordão selecionado dentre vários outros que partilham de um mesmo substrato lógico-argumentativo. Alguns destes, inclusive, têm figurado com certa…

Tá com dó, leva pra casa!

Tá com dó, leva pra casa! Seguindo nossa série, o texto dessa semana traz uma frase de efeito utilizada com mais frequência em situações relacionadas aos chamados justiçamentos ou aos direitos de menores de idade infratores. A frase…

Direitos humanos para humanos direitos

Dando continuidade à série relativa aos famigerados “bordões punitivistas”, abordarei hoje a tão detestável expressão Direitos humanos para humanos direitos. Confesso que desde o momento em que surgimos com a ideia desta série tenho uma…

E se fosse na sua família?

E se fosse na sua família? Nesta semana, a série de textos com os bordões punitivistas prossegue. Hoje, a temática se enredará com a pergunta: e se fosse na sua família? De antemão se anuncia: não se intenta, nesta série,…

Bandido bom é bandido morto

Bandido bom é bandido morto O texto de hoje é o primeiro de uma série nesta coluna, que terá como temática os clichês com os quais nos deparamos nos encontros de família, em comentários feitos na internet ou em telejornais…

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Leia Mais