Navegando pela Categoria
Sociologia Criminal
Sintomas de uma sociedade doente em Günther Jakobs
Sintomas de uma sociedade doente em Günther Jakobs
Um olhar crítico e desapaixonado sobre nossas relações sociais dá um diagnóstico o mais próximo possível da evidência que adoecemos à medida que consideramos o Direito Penal como única e…
Crime e sociedade
Crime e sociedade
A onda de violência no país atinge números alarmantes. É comum vermos cenas de crimes chocantes sendo mostradas nas televisões de nossas casas. Complexa é a raiz destes problemas sociológicos. Uma calamidade pública…
Administrando a pobreza: Wacquant e o atual momento do estado brasileiro
Administrando a pobreza: Wacquant e o atual momento do estado brasileiro
O acionamento da luta contra o crime serviu tão somente como pretexto e trampolim para uma reformulação do perímetro e das funções do Estado, que resultou no…
Necropolítica: matar mais para se morrer menos
Necropolítica: matar mais para se morrer menos
Mostrando-se como um super-homem, o líder deve ao mesmo tempo realizar o milagre de aparecer como uma pessoa comum, da mesma maneira como Hitler se apresentou como uma mistura de King Kong e…
A cultura do controle de David Garland
A cultura do controle de David Garland
A releitura de uma das obras de David Garland, no caso a chamada A cultura do controle. Crime e ordem social na sociedade contemporânea (2008), revela-se de fundamental importância para o contexto…
Manicômios, prisões e conventos (parte 3, de 3)
Manicômios, prisões e conventos (parte 3, de 3)
O mundo da equipe dirigente
“ALEGRE, PRÁTICO! AGASALHO RAPIDAMENTE AJUSTÁVEL AO CORPO. Vestido de uma só peça, planejado e experimentado em instituições para pacientes retardados ou…
Manicômios, prisões e conventos (parte 2, de 3)
Manicômios, prisões e conventos (parte 2, de 3)
Leia Manicômios, prisões e conventos (parte 1)
O mundo do internado
Um primeiro aspecto que merece consideração é o que Goffman chama de “mudança cultural”: o afastamento do…
Tempos Líquidos
Tempos Líquidos (resenha do livro de Zygmunt Bauman)
Em "Tempos Líquidos", Bauman elenca a insegurança como o grande mote que conduz a obra. O medo é um fator presente principalmente nas grandes cidades, de modo que, dado o constante…
Manicômios, prisões e conventos (parte 1, de 3)
Manicômios, prisões e conventos (parte 1, de 3)
Entre 1954 e 1957, o sociólogo Erving Goffman realizou pesquisa de campo no Laboratório de Estudos Sócio-Ambientais do Instituto Nacional de Saúde em Bethesda, Maryland, incluindo aí as…
O perfil dos novos riscos globais
O perfil dos novos riscos globais
A temática da sociedade de risco tem se tornado cada vez mais recorrente. A administração desses riscos, em que pese ser um processo teórico, ao nível da especulação intelectual, tem-se mostrado cada vez…
Punir os pobres: a crescente gestão da miséria e do cárcere
"Loïc Wacquant, ao estudar as inúmeras 'reformas sociais' realizadas pelo congresso americano, estendeu sua crítica a respeito do tratamento politico que desenvolve cada vez mais a miséria na América, em virtude de um amplo segregamento..."
A vigilância comunitária e a legitimação da violência
"O crescimento das patrulhas comunitárias nos bairros residenciais é um exemplo que determina, por um lado, que há falta de segurança pública e essa carência é extrema. Por outro lado, improvisa o caráter preventivo das rondas…
O poder paralelo: as milícias e a busca pelo lucro
"Em artigo anterior, nossos estudos nos levaram a compreender uma formação além do Estado projetada pela força e pela busca do lucro, em um mercado desconsiderado pelo viés legalizado, que é o das drogas. A criação desta forma de…
A valoração paralela dos princípios morais: a norma das ruas
"A história foi tão convincente que dois investigadores pediram que o senhor os levasse até o local do corpo. Chegando lá, em um canto ermo dos córregos entre dois viadutos, jazia o cadáver e, ao lado, a pedra que o atingiu..."
A injustiça institucionalizada: selecionando os bons e os maus
"A distinção entre as classes na sociedade, bem configuradas cada qual em sua particularidade dentro do trato social, é proveniente de uma deterioração constante dos aspectos que confabulam entre si em prol de uma aventada..."