Noticias

Não foi só o ’11 de setembro’: em 1993 o World Trade Center foi alvo de bomba em Nova York; relembre

Eyad Ismoil: O motorista do ataque ao World Trade Center

A história do sequestro do World Trade Center em Nova York, conhecido mundialmente como uma das tragédias mais marcantes da história recente, tem uma figura-chave muitas vezes esquecida: Eyad Ismoil. Conduzindo a van carregada de explosivos para a garagem subterrânea das Torres Gêmeas em 1993, Ismoil foi capturado na Jordânia ainda no mesmo ano e extraditado para os Estados Unidos.

Todos os envolvidos no ataque tiveram ligações estreitas com o xeique Omar Abdel Rahman, um líder religioso egípcio radical, com base na cidade de Jersey, em Nova Jersey. Em 1995, ele e mais dez seguidores foram condenados pela conspiração de um plano ainda mais audacioso, que envolvia a explosão da sede das Nações Unidas e outros marcos da cidade de Nova York.

World Trade Center
Não foi só o '11 de setembro': em 1993 o World Trade Center foi alvo de bomba em Nova York; relembre 3

LEIA MAIS:

Perícia confirma que bebê abandonado em lixeira nasceu com vida e morreu por asfixia

‘Minha mãe quase me matou’: menino de 12 anos publica vídeo em que sofre agressão e pede socorro

Condenações após o ataque ao World Trade Center

Os promotores sustentaram a tese de que o ataque ao World Trade Center também integrava o ambicioso plano de Rahman e seu grupo. Contudo, só foram apresentadas durante o julgamento evidências reduzidas para respaldar tal afirmação. Em novembro de 1997, Yousef e Ismoil foram condenados por uma corte judicial localizada a poucas quadras das antigas torres gêmeas e sentenciados à prisão perpétua, sem nenhuma chance de liberdade condicional.

Existe conexão com a Al Qaeda?

Após os atentados às Embaixadas dos Estados Unidos no Quênia e na Tanzânia em 1998, investigadores americanos suspeitaram de conexões entre Yousef e Osama Bin Laden, chefe da rede terrorista Al Qaeda. O papel de Bin Laden no ataque de 1993 às torres gêmeas nunca ficou claramente estabelecido. Contudo, em 11 de setembro de 2001, membros da Al Qaeda completaram o terrível trabalho iniciado por Yousef, fazendo com que duas aeronaves sequestradas colidissem uma após a outra contra as Torres Gêmeas.

World Trade Center
Não foi só o '11 de setembro': em 1993 o World Trade Center foi alvo de bomba em Nova York; relembre 4

O trágico fim das Torres Gêmeas

A estrutura de aço dos arranha-céus não resistiu ao tremendo calor gerado pela queima do combustível dos jatos, e ambas as estruturas desabaram em menos de duas horas. Aproximadamente 3.000 pessoas morreram neste fato trágico, além disso, mais de 10.000 pessoas ficaram feridas. Entre as vítimas fatais, estavam 343 bombeiros e 23 policiais que estavam no local para ajudar na evacuação e no resgate de pessoas presas em seus escritórios.

Redação

O Canal Ciências Criminais é um portal jurídico de notícias e artigos voltados à esfera criminal, destinado a promover a atualização do saber aos estudantes de direito, juristas e atores judiciários.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo