Noticias

Ataque aéreo dos EUA mata líder de milícia apoiada pelo Irã no Iraque

Ataque aéreo dos Estados Unidos mata líder do Kataib Hezbollah

Na noite de quarta-feira (7), os Estados Unidos realizaram um ataque aéreo em Bagdá, capital do Iraque. A ação resultou no falecimento de um comandante sênior da milícia Kataib Hezbollah, apoiada pelo Irã. Este é o segundo bombardeio americano no território iraquiano em menos de uma semana.

Ataque aéreo dos EUA mata líder de milícia apoiada pelo Irã no Iraque
Imagem: AHMAD AL-RUBAYE/AFP via Getty Images

Leia mais:

Operação em combate ao crime organizado abala Viçosa e região em Minas Gerais

Macron classifica atentado em Israel como o “maior massacre antissemita do século”

Iraque emite alerta aos EUA

O Iraque classificou a ação dos EUA como uma “agressão injustificada” e alertou que tal atitude visa “minar todos os entendimentos” entre os dois países. De acordo com o Pentágono, o grupo Kataib Hezbollah é o responsável pelo ataque a uma base americana na Jordânia, onde três soldados morreram, e mais de 40 ficaram feridos.

O Kataib Hezbollah

O Kataib Hezbollah é uma das facções armadas do Iraque aliadas ao Irã e foi fundado após a invasão do Iraque liderada pelos EUA em 2003. É também a facção armada mais poderosa da “Resistência Islâmica no Iraque”, termo que engloba grupos armados xiitas de linha dura, responsáveis por mais de 150 ataques às forças dos EUA desde o início da guerra em Gaza.

Após sua fundação, o grupo ganhou reputação por realizar ataques mortais contra alvos militares e diplomáticos na década de 2000, usando uma variedade de métodos, incluindo ataques de atiradores de elite, foguetes, morteiros e bombas à beira da estrada. Em 2009, os EUA classificaram o Kataib Hezbollah como uma organização terrorista.

Liderança e ideologia do Kataib Hezbollah

O grupo era liderado por Abu Mahdi al-Muhandis, um cidadão iraquiano-iraniano de dupla nacionalidade, até que ele foi morto em um ataque de drone dos EUA em 2020. Com uma ideologia xiita transnacional, o Kataib Hezbollah vê as fronteiras entre o Iraque, a Síria e o Líbano como construções ocidentais. Além disso, veem as tropas dos EUA no Iraque como ocupantes estrangeiros, apelando pela sua expulsão forçada.

Ataques Pulverizados aos EUA

Os EUA têm atacado as posições, bases e centros de treinamento do Kataib Hezbollah ao longo dos anos. No dia 24 de janeiro, os americanos atingiram vários alvos do grupo em Jurf Al-Sakhar, cerca de 50 quilômetros ao sul de Bagdá, em retaliação a ataques de drones e mísseis.

Embora esteja tecnicamente sob o comando do primeiro-ministro do Iraque, o grupo opera frequentemente fora da cadeia de comando e desafiou declarações do governo que pediam o fim dos ataques às forças dos EUA.

Apesar de não confirmar ou negar publicamente conexões, o grupo é amplamente visto como tendo apresentado um partido político pela primeira vez nas eleições de 2021 no Iraque, conquistando vários assentos no parlamento.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo