Ataque indiscriminado com armas no Maine é o mais letal nos Estados Unidos em 2023
Nesta quarta-feira (25), Robert Card, de 40 anos, abriu fogo em Maine, nos Estados Unidos. O tiroteio aconteceu na cidade de Lewiston, com 40 mil habitantes, e o suspeito conseguiu fugir. Até o momento, foram confirmadas 18 mortes e esse tiroteio está sendo considerado o mais letal do país em 2023.
O site Gun Violence Archive, que monitora casos, considerou o do Maine o mais letal. Somente em 2023, houve 312 ataques em que o criminoso atirou de maneira indiscriminada e deixou pelo menos uma pessoa morta.
Joe Biden, presidente dos EUA, fez um pronunciamento oficial lamentando as mortes e declarando que irá prestar todo apoio necessário para o estado. Ele ainda apela para que os Republicanos apoiem um projeto de lei que proíba cartuchos e rifles de altas capacidades. Segundo Biden, isso levaria a um armazenamento mais seguro.
Leia mais:
Como Taylor Swift impulsionou projetos de lei na Câmara dos Deputados?
Países da América do Sul unem esforços para combater crimes cibernéticos; saiba como
Maine não pede autorização para porte de armas
Lewiston faz parte do condado de Androscoggin, no Maine, e possui baixos índices de criminalidade. Em 2022, foram registrados apenas 29 homicídios. O estado tem a cultura de armas ligada às tradições de caça e tiro esportivo e não exige autorização para o porte.
Janet Mills, governadora do Maine, lamenta episódio:
“Nosso pequeno estado de apenas 1,3 milhão de pessoas é conhecido há muito tempo como um dos mais seguros do país. Este ataque atinge quem somos e os valores que prezamos para esse lugar que chamamos de lar”, declarou.
Proposta para combater ameaças
O Instituto de Governo Rockfeller publicou um estudo realizado por Jaclyn Schildkraut e H. Jaymi Elsass em que afirmam que políticas públicas deveriam existir para impedir esse tipo de ataque. As pesquisadoras dizem que esses crimes são premeditados e que há maneiras de serem evitados.
Elas identificaram que a maioria dos suspeitos verbaliza seu crime para alguém, só que as pessoas não informam às autoridades que há uma ameaça à segurança. Além disso, há formas de identificar os autores dos crimes enquanto eles planejam.
Entenda como ocorreu o tiroteio
Por volta das 18h56 (horário local), o atirador abriu fogo na casa de boliche Just-In-Time Recreation. Segundo a polícia, sete pessoas foram encontradas mortas nas pistas de boliche.
Às 19h08, a polícia recebeu diversas ligações avisando que um homem começou a atirar no bar e restaurante Schemengees. No 2° lugar, oito pessoas morreram e três foram socorridas, mas não resistiram.
Uma foto do suspeito foi divulgada para mídia às 20h06. Uma hora depois, o suspeito foi identificado como Robert Card, ex-reservista do Exército. Às 22h seu carro foi identificado, mas Robert não foi encontrado.
Registros do Exército apontam que Card é especialista em abastecimento de petróleo e se alistou pela 1° vez em 2022. Não participou de missões de combate.