Noticias

Conheça a história do mortífero atentado de Oklahoma City

Atentado de 1995 em Oklahoma: O símbolo de uma tragédia

O ano é 2023, mas precisamos relembrar um dos eventos mais trágicos e emblemáticos ocorridos nos Estados Unidos. Em 1995, especificamente no dia 19 de abril, um atentado terrorista doméstico abalou o solo norte-americano, causando a morte de 168 pessoas e ferindo cerca de 500. O cenário do ataque foi o edifício Alfred P. Murrah do governo federal, localizado em Oklahoma City.

O autor desse ato atroz foi Timothy James McVeigh, ex-militar com um histórico de bravura e heroísmo durante a primeira Guerra do Golfo. McVeigh se tornou a amarga surpresa, por ser uma figura inesperada por trás de um ato de terrorismo doméstico.

Oklahoma
Conheça a história do mortífero atentado de Oklahoma City 3

LEIA MAIS:

OAB exige investigação no caso do promotor que comparou advogada a cadela

Como ocorreu o atentado de Oklahoma?

Na ensolarada manhã de 19 de abril, por volta das 09h02, McVeigh detonou um caminhão carregado com cerca de duas toneladas e meia de explosivos. O explosivo, uma versão sofisticada de ANFO (Ammonium, Nitrate e Fuel Oil), destruiu o edifício federal Alfred P. Murrah, causando uma devastação sem precedentes.

Quem era Timothy James McVeigh?

Nascido em Nova Iorque, McVeigh possuía um Q.I. de 126, foi aspirante à boina verde e recebeu condecorações em combate devido sua atuação em operações militares. Além disso, as investigações apontaram que McVeigh era membro da extrema direita e admirador de grupos racistas e antissemitas norte-americanos.7

Oklahoma
Conheça a história do mortífero atentado de Oklahoma City 4

O que motivou esse ataque?

Segundo as investigações do atentado de Oklahoma, McVeigh teria efetuado o ataque como uma forma de vingança pela morte de aproximadamente 80 seguidores do Ramo Davidiano em Waco, Texas. Adicionalmente, ele demonstrava desprezo pelo governo norte-americano, acusando-o de coibir o uso de armas de fogo pela população.

McVeigh contou com a ajuda de Terry Nichols, que também era veterano das forças armadas. Nichols atualmente cumpre pena de prisão perpétua em um presídio federal no Colorado.

O que aconteceu a Timothy James McVeigh?

Após ser julgado e condenado, McVeigh foi finalmente executado em 11 de junho de 2001, através da aplicação de uma injeção letal. Seu corpo foi cremado e as cinzas foram dispersas em um local não revelado.

O atentado de Oklahoma serve como um triste lembrete de que a violência e o terrorismo podem surgir onde menos se espera, e que pessoas aparentemente normais podem ser protagonistas de eventos desta natureza.

Redação

O Canal Ciências Criminais é um portal jurídico de notícias e artigos voltados à esfera criminal, destinado a promover a atualização do saber aos estudantes de direito, juristas e atores judiciários.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo