Noticias

Autor do tiroteio de El Paso dirigiu por 10 horas procurando alvos mexicanos

O massacre em El Paso e o debate sobre o supremacismo branco

No dia 3 de agosto de 2023, um ataque brutal em El Paso, Texas, deixou 22 mortos e mais de 20 feridos. Patrick Wood Crusius, um homem branco de 21 anos, foi preso e confessou que o alvo de seu ataque, cometido com um fuzil AK-47, eram os mexicanos. O massacre gerou um debate sobre a retórica divisionista e a possível influência do presidente Donald Trump no ataque.

LEIA MAIS:

10 medidas que poderiam ser implementadas para evitar um massacre nas escolas

Elefante: Um filme polêmico e delicado baseado no Massacre de Columbine

Quem é Patrick Crusius e o que ele disse sobre o ataque?

Patrick Crusius é um jovem de 21 anos que vive em um subúrbio em Allen, próximo a Dallas, Texas. Ele assumiu a autoria do ataque e se entregou à polícia sem resistência. Crusius colabora com os investigadores e abriu mão de seu direito ao silêncio.

Em sua confissão, ele confirmou que tinha ido de carro da sua casa até El Paso, um percurso de aproximadamente 10 horas. Antes do ataque, suspeita-se que Crusius tenha publicado na internet um manifesto, onde falava sobre uma “invasão hispânica do Texas” e a teoria do supremacismo branco conhecida como “a grande substituição”.

Como o ataque em El Paso afetou o debate político nos EUA?

O massacre em El Paso tem sido apontado como o mais mortífero ataque à comunidade latina na história moderna dos Estados Unidos. O caso reacendeu o debate sobre a retórica do presidente Donald Trump, que frequentemente usa termos como “invasão” e “criminosos” para se referir aos imigrantes que cruzam a fronteira mexicana.

Adversários políticos de Trump o responsabilizam por alimentar o ódio e crenças supremacistas brancas por meio de seu discurso. Alguns pré-candidatos democratas chegaram a afirmar que o presidente é ele mesmo um supremacista branco. Entretanto, Trump nega as acusações e afirma que sua retórica une as pessoas.

el pas
Autor do tiroteio de El Paso dirigiu por 10 horas procurando alvos mexicanos 2

Qual foi a reação da comunidade local em El Paso?

A cidade de El Paso, que possui 83% de população hispânica, foi profundamente abalada pelo ataque. Residentes locais e personalidades políticas, como o pré-candidato democrata Beto O’Rourke, têm se manifestado contra o presidente Trump e seu discurso inflamatório, atribuindo a ele a inspiração para o ataque racista.

Em resposta, Trump acusou O’Rourke de utilizar a tragédia para promover sua campanha eleitoral e aconselhou-o a “respeitar as vítimas e as forças de segurança e se calar”. O’Rourke rebateu, afirmando que “El Paso não se calará, e eu tampouco”.

A tensão política entre os que defendem e os que combatem a retórica do presidente segue em alta, enquanto a comunidade de El Paso tenta se recuperar e encontrar justiça para as vítimas do ataque.

Redação

O Canal Ciências Criminais é um portal jurídico de notícias e artigos voltados à esfera criminal, destinado a promover a atualização do saber aos estudantes de direito, juristas e atores judiciários.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo