Noticias

Bahia atinge média HISTÓRICA e preocupante de uma morte por dia em tiroteios no mês de novembro

No mês de novembro deste ano, foi registrado pelo estado da Bahia, em média, uma morte por dia em tiroteios envolvendo criminosos e policiais militares. Segundo um levantamento da CNN, ao menos 24 pessoas morreram desde o início do mês em confrontos policiais no estado.

Desde quinta-feira (23), durante o turno da manhã, a Polícia Militar da Bahia (PMBA) está empenhada na 16ª edição da Operação Força Total, que abrange todos os 417 municípios do estado.

canalcienciascriminais.com.br bahia atinge media historica e preocupante de uma morte por dia em tiroteios no mes de novembro image
Foto: Divulgação/Polícia Militar da Bahia

Leia mais:

Ex-jogador Fred é atacado por bandidos armados após jogo no Rio

Deputado presta queixa contra Ludmilla após polêmica sobre racismo

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), a operação busca a ampliação da segurança no estado por meio de ações preventivas e ostensivas com o emprego máximo da tropa.

“No acumulado de 15 edições anteriores, a Polícia Militar conseguiu retirar de circulação 314 armas de fogo, prender 499 criminosos em flagrante, conduzir 1.159 pessoas às delegacias e recuperar 258 veículos”, informou a SSP. Não foi informado o número de suspeitos mortos durante as edições anteriores da operação.

Casos recentes de suspeitos com drogas

Um homem foi morto durante um confronto com a Polícia Militar, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Embora não tenha tido a identidade revelada, ele é apontado pela polícia como suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas. O caso aconteceu na manhã desta quinta-feira (23).

No mesmo dia, bairro Cease, em Salvador, um suspeito de envolvimento com tráfico de drogas morreu em confronto com PMs. De acordo com a corporação, os agentes faziam uma ronda pela região, quando foram informados sobre a possível localização do traficante, que possuía um mandado de prisão em aberto.

Ainda segundo a PM, homens armados dispararam contra os policiais ao avistarem a viatura. Alguns suspeitos fugiram, mas o alvo dos agentes acabou sendo atingido pelos disparos e morreu no hospital aonde foi socorrido pelos militares. Ele usava uma tornozeleira eletrônica.

Na ação, foi apreendido um revólver, um celular e porções de drogas.

Onda de violência policial na Bahia

Casos de violência policial na Bahia tem acontecido constantemente desde setembro. Somente a cidade de Salvador e sua região metropolitana registraram mais de 70 mortes durante ações da polícia em setembro de 2023, segundo dados do Instituto Fogo Cruzado. Geralmente, esses casos ocorrem em bairros periféricos.

Segundo a polícia, a maioria das vítimas eram ligadas a facções criminosas ou suspeitas de crimes graves, e os confrontos registrados envolveram trocas de tiros.

Em 2022, a Bahia liderou o ranking nacional de mortes decorrentes de intervenção policial. De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, foram 1.464 homicídios registrados.

Fonte: CNN Brasil

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo