Black Friday: descubra AGORA como se proteger de golpes nesse período
No ano de 2022, mais de 1.000 denúncias de golpes on-line durante o período da Black Friday foram registradas no Brasil.
A Black Friday é realizada todo ano na última sexta-feira de novembro (24) e é um dos maiores eventos promocionais do ano. Contudo, anualmente, as estatísticas indicam um aumento alarmante no número de fraudes durante esse período.

Leia mais:
Justiça condena Estado a pagar R$ 237 mil a família de homem morto pela PM
Rio de Janeiro: vereador é assassinado e população entra em estado de choque
Perito explica golpes praticados
Dados recentes do Relatório Varejo 2023 mostram que as fraudes on-line na Black Friday aumentaram em 25% nos últimos dois anos. Mais de 40% dos golpes são em sites de comércio eletrônico fraudulentos ou vendedores não confiáveis.
Wanderson Castilho, especialista em crimes digitais, reconhece a importância do comércio on-line na realização de compras, devido a sua praticidade e conveniência, mas reforça que é preciso ter cuidado por causa do grande volume de transações – Isso piora com o pix, o método mais usado como pagamento de 2022.
“Apesar das ofertas impulsionadas pela Black Friday serem atraentes, o cuidado precisa ser redobrado, tanto pelas marcas que podem ter a sua reputação prejudicada quanto pelos consumidores que ficam sujeitos a sofrer perdas financeiras irreparáveis”, atenta Wanderson.
Castillo também afirma que os golpistas costumam ludibriar as vítimas. Utilizam-se de narrativas fictícias, envio de links fraudulentos que, à primeira vista, parecem legítimos, ou através de interações que aparentam ser comuns. Isso é feito para obter senhas, informações detalhadas e, finalmente, executar o golpe, detalha o especialista. Ele acrescenta: “Cerca de 97% dos crimes virtuais se aproveitam da colaboração dos consumidores”.
Dicas para se proteger de golpes na Black Friday
Pesquisa e Planejamento: Antes de se deixar levar pelas ofertas tentadoras, é fundamental investir tempo em pesquisa, comparar preços em diferentes lojas, ler avaliações de produtos e avaliar a reputação do vendedor. “Golpistas frequentemente estão nas suas pontas, criando sites falsos, ou acessando as contas dos consumidores”, diz. Ainda segundo o especialista, é importante ficar atento também ao preço normal dos produtos para identificar descontos genuínos.
Desconfie de e-mails e mensagens suspeitas: Criminosos virtuais costumam inundar caixas de entrada de e-mails e mensagens de texto com ofertas “imperdíveis”. O especialista recomenda evitar clicar em links ou fazer downloads de anexos de remetentes desconhecidos, e sempre verificar a autenticidade do remetente antes de agir.
Certifique-se de que o site é seguro: Outro ponto crucial é a segurança do site em que está comprando. Antes de finalizar uma compra online, é ideal que o consumidor verifique se o site é seguro, identificando o cadeado na barra de endereço e o “https” no início do URL, indicando uma conexão criptografada para proteger suas informações.
Evite ofertas irreais: Desconfie de ofertas que parecem ser boas demais para ser verdade. Se um desconto parecer excessivamente alto ou a promoção for irresistível, é um sinal de alerta.
Evite compras em redes públicas: Essas redes são mais vulneráveis a ataques de hackers. Em redes públicas, os dados podem ser capturados por softwares maliciosos ou por hackers que podem monitorar o tráfego na rede, capturando informações sensíveis, como detalhes de pagamento, senhas e informações pessoais. É sempre recomendado o uso sua rede móvel ou uma conexão segura em casa para garantir a segurança de suas transações.
Por fim, Castilho destaca que, ao mesmo tempo que o comércio eletrônico expandiu as possibilidades de compra, os riscos aumentaram. “Com a crescente incidência de fraudes, é crucial aplicar medidas de prevenção para que se possa adquirir os produtos desejados sem preocupações”, finaliza.
Fonte: Segs