NoticiasDireito Penal

Bolsonaristas são presos em investigação de vandalismo em Brasília e tentativa de golpe de Estado

A Polícia Federal e a Polícia Civil do Distrito Federal deflagraram uma megaoperação, nesta quinta-feira (29), para prender extremistas suspeitos de uma tentativa de invasão à sede da Polícia Federal e atos de vandalismo em Brasília no dia 12 de dezembro.

Na data, que marcou a diplomação do futuro presidente Lula, 8 veículos entre carros e ônibus foram incendiados pelos manifestantes. Eles também depredaram equipamentos públicos e quebraram vidraças da 5ª Delegacia de Polícia, na Asa Norte.

Polícia realiza prisão de bolsonaristas acusados de vandalismo e tentativa de golpe

Ao todo, as corporações cumprem 32 ordens judiciais de busca e apreensão e de prisão, expedidas pelo ministro Alexandre de Moraes no Supremo Tribunal Federal. A megaoperação intitulada Nero atua no Distrito Federal e nos estados do Ceará, Rondônia, Pará, Mato Grosso, Tocantins, São Paulo e Rio de Janeiro.

Entre os alvos estão os bolsonaristas que ocupavam a frente do Quartel-General do Exército, no Setor Militar Urbano (SMU). Até as 7h30 desta quinta-feira, os manifestantes Klio Damião Hirano, Átila Mello, Ricardo Yukio Aoyama e Joel Pires Santanas haviam sido presos.

Os crimes investigados são de vandalismo, incêndio, associação criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e ameaça de golpe de Estado. Se somadas, as penas máximas atingem até 34 anos de prisão.

Fonte: G1

Daniele Kopp

Daniele Kopp é formada em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e Pós-graduada em Direito e Processo Penal pela mesma Universidade. Seu interesse e gosto pelo Direito Criminal vem desde o ingresso no curso de Direito. Por essa razão se especializou na área, através da Pós-Graduação e pesquisas na área das condenações pela Corte Interamericana de Direitos Humanos ao Sistema Carcerário Brasileiro, frente aos Direitos Humanos dos condenados. Atua como servidora na Defensoria Pública do RS.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo