Noticias

PF diz que Jair Bolsonaro e Mauro Cid tinham ‘plena ciência’ de fraude no cartão de vacinação

Polícia Federal investiga fraude em cartão de vacinação de Bolsonaro

A Polícia Federal (PF) enviou uma representação ao Supremo Tribunal Federal (STF), afirmando que o ex-presidente Jair Bolsonaro e seu ajudante de ordens, Mauro Cid, tinham “plena ciência” da fraude no cartão de vacinação de Bolsonaro e pessoas de seu entorno. A investigação acontece devido à suspeita de fraude nos registros de vacina do ex-presidente e de sua filha.

LEIA MAIS:

Combatendo violência nas escolas: segurança armada não é a solução – alternativas preventivas

Tiktoker simula prisão e faz apologia ao crime: investigação revela cenário montado em barbearia

O que levou à investigação?

As apurações indicam que a informação da vacina teria sido irregularmente inserida no sistema do governo para viabilizar a entrada do ex-presidente e de sua filha nos Estados Unidos. A fraude nos cartões de vacinação teria ocorrido em 21 de dezembro de 2022, pouco antes da viagem ao país norte-americano.

Operação da Polícia Federal

A operação, autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, ocorreu dentro do inquérito das “milícias digitais”, que já tramita na Corte Suprema. Com a realização da busca e apreensão na casa de Bolsonaro e outras pessoas envolvidas, seis foram presas, incluindo Mauro Cid.

A PF relata que “os elementos informativos colhidos demonstraram coerência lógica e temporal desde a inserção dos dados falsos no sistema SI-PNI até a geração dos certificados de vacinação contra a Covid-19, indicando que Jair Bolsonaro, Mauro César Cid e, possivelmente, Marcelo Costa Câmara tinham plena ciência de inserção fraudulenta dos dados de vacinação, se quedando inertes em relação a tais fatos até o presente”.

bolsonaro mauro cid
PF diz que Jair Bolsonaro e Mauro Cid tinham 'plena ciência' de fraude no cartão de vacinação 2

Bolsonaro nega ter tomado vacina

Em conversa com jornalistas, o ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou que não fraudou o cartão e que não tomou a vacina. Segundo as investigações, o registro foi incluído no sistema justamente para que o ex-presidente pudesse adentrar os Estados Unidos.

Quem é Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro preso em operação da PF?

Mauro Cid é ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro e uma das pessoas presas durante a operação da Polícia Federal. Ele é acusado de ter conhecimento e envolvimento na fraude do cartão de vacinação do ex-presidente e pessoas de seu entorno.

Em conclusão, a investigação da Polícia Federal busca esclarecer o envolvimento de Bolsonaro, seu ajudante de ordens Mauro Cid e outros indivíduos na fraude dos registros de vacinação. O inquérito das “milícias digitais” continua a tramitar no STF, e os fatos estão sendo apurados pela Justiça.

Redação

O Canal Ciências Criminais é um portal jurídico de notícias e artigos voltados à esfera criminal, destinado a promover a atualização do saber aos estudantes de direito, juristas e atores judiciários.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo