Investigação CriminalNoticias

Bolsonaro se recusa a depor sem acesso a conteúdos apreendidos

Bastidores da Lava Jato: Bolsonaro se recusa a depor enquanto não tiver acesso a conteúdos apreendidos

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) afirmando que o ex-presidente não prestará depoimento até que lhe seja garantido acesso à íntegra dos conteúdos capturados a partir de aparelhos celulares apreendidos na operação.

A solicitação é relacionada à investigação de suposta tentativa de golpe de Estado envolvendo o ex-presidente e seus aliados políticos.

Bolsonaro presente e ativo durante tentativas de golpe, dizem investigações
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Leia mais:

Julgamento de Sérgio Moro: Transparência e tensão no cenário político em análise no TRE-PR

 

O pedido ao STF

O pedido foi protocolado nesta segunda-feira (19) por advogados de Bolsonaro ao ministro do STF, Alexandre de Moraes. O contexto é o inquérito das milícias digitais. Conforme a defesa, devido à ausência de acesso a todos os elementos de prova, Bolsonaro opta, no momento, por se manter em silêncio. Entretanto, não descarta a possibilidade de prestar declarações assim que tiver conhecimento integral das evidências.

A intimação da Polícia Federal

A Polícia Federal já intimou o ex-presidente e aliados para deporem sobre a investigação que apura tentativa de subversão do Estado Democrático de Direito. O depoimento de Bolsonaro está agendado para as 14h30 desta quinta-feira (22).

A defesa de Bolsonaro

Os advogados de Bolsonaro afirmam que a decisão de Moraes, que autorizou a operação contra o ex-presidente, ex-auxiliares e aliados em 8 de fevereiro, inclui trechos de possíveis conversas presentes nos celulares apreendidos ao longo da investigação. Os defensores alegam que, até hoje, não tiveram acesso a essas mídias.

“O acesso completo a esses elementos é crucial para que seja garantido o exercício do seu direito de defesa e mesmo de resposta a público de maneira adequada e efetiva”, afirmaram os advogados.

O conteúdo desejado

Um dos elementos aos quais a defesa de Bolsonaro quer ter acesso é o conteúdo total da delação premiada de seu ex-ajudante de ordens, tenente-coronel Mauro Cid.

Este episódio trouxe mais um capítulo ao cenário político brasileiro, onde as investigações sobre o ex-presidente continuam a gerar debates acalorados e a dividir opiniões.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo