Noticias

Bombas de fósforo branco: entenda o que são e qual a relação com Israel

Denúncia do uso de fósforo branco por Israel em Gaza

Em um comunicado emitido nesta terça-feira (10), o Ministério das Relações Exteriores da Palestina alegou que Israel empregou bombas contendo fósforo branco na região de Gaza. 

Isso levanta sérias preocupações, uma vez que o uso dessa substância química contra pessoas é estritamente proibido desde 1997 pela Convenção de Genebra, que estipula que ela só deve ser usada contra alvos militares.

Leia Mais: 

TJ tira líder do Comando Vermelho de presídio federal

Brasil e Paraguai assinam acordo HISTÓRICO contra corrupção e crime organizado

Caso a informação seja confirmada por autoridades internacionais que estão acompanhando com preocupação o desenvolvimento do conflito, esta não seria a primeira vez que Israel é acusado de utilizar fósforo branco em Gaza. 

Durante os confrontos entre israelitas e palestinos em 2008 e 2009, Israel admitiu o uso dessa substância, mas negou ter violado o direito internacional, argumentando que naquela ocasião os alvos não eram áreas habitadas por civis.

canalcienciascriminais.com.br bombas de fosforo branco entenda o que sao e qual a relacao com israel fosforo branco2
Foto: Reprodução / X / HRW

Características e aplicações do fósforo branco

Ao contrário do fósforo vermelho, que é inofensivo e encontrado em palitos de fósforo, o fósforo branco é altamente tóxico e instável, com a peculiaridade de reacender quando em contato com o oxigênio, mesmo após ter sido apagado. Devido a essa alta capacidade de combustão espontânea, que ocorre a partir de aproximadamente 30ºC, a substância deve ser armazenada em água ou parafina.

O fósforo branco pode ser produzido a partir do fosfato encontrado em rochas, apresentando uma textura semelhante à cera e um odor ácido que se assemelha ao alho. 

Normalmente translúcido, ele tende a adquirir uma coloração amarelada quando exposto à luz. Anteriormente, essa substância foi utilizada em pesticidas, venenos e fogos de artifício, mas hoje em dia é comumente empregada na fabricação de fertilizantes, aditivos alimentares, compostos de produtos de limpeza, chips de computador, ligas metálicas e bombas de fumaça.

Classificação e regulamentação do fósforo branco

Vale destacar que uma bomba de fósforo branco não é considerada uma arma química, cujo uso é proibido pela Convenção de Genebra de 1997. 

Em vez disso, ela é categorizada como uma arma incendiária, sujeita ao Protocolo III da Convenção sobre Certas Armas Convencionais. De acordo com esse protocolo, é estritamente proibido atacar a população civil, pessoas civis ou bens de caráter civil com armas incendiárias em qualquer circunstância. No entanto, vale ressaltar que essa proibição não se aplica ao fósforo branco quando utilizado como sinalizador.

Impactos e perigos

O fósforo branco pode causar queimaduras profundas, atingindo até mesmo os ossos, e tem o potencial de reacender após o tratamento inicial, caso entre em contato novamente com o oxigênio. Além disso, esse produto químico pode entrar na corrente sanguínea se a exposição à pele for prolongada, envenenando órgãos como rins, fígado e coração, possivelmente resultando em falência múltipla de órgãos. 

A fumaça liberada pelo fósforo branco também pode causar danos ao sistema respiratório.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo