Brasil e Paraguai juntos em operação milionária contra crimes transfronteiriços!
A Operação Ágata Fronteira Oeste II, iniciativa brasileira de combate a crimes transnacionais e ambientais, atingiu a expressiva marca de quase 130 milhões de reais em apreensões, após 90 dias de atuação ininterrupta. Agora, a operação conta com reforço paraguaio, por meio da Operação Basalto, expandindo a luta contra os ilícitos transfronteiriços.
As atividades ocorrem simultaneamente em uma faixa de fronteira que vai desde Porto Murtinho (MS) até Foz do Iguaçu (PR), com cooperação de diversas forças, tanto do Brasil quanto do Paraguai.
Leia mais:
Suspeito do sequestro de Madeleine McCann planejou vender criança, revela ex-colega
Compreendendo a fascinação por True Crime: Nosso gosto coletivo pela violência
Operação Basalto: a colaboração paraguaia
No Paraguai, a Operação Basalto é formada por um consórcio de forças com atuação intensiva no combate a crimes transnacionais. Até o momento, as Forças de Segurança paraguaias já detectaram e destruíram 525 toneladas de maconha, além de apreenderem 303 kg da droga já processada. Em suas ações, também já foram realizadas 24 prisões. Estima-se que as operações causem um prejuízo de cercar de 75 milhões de reais às organizações criminosas.
Para garantir a efetivação das operações com cooperação entre os países, foram realizadas reuniões de coordenação entre os militares envolvidos, visando a delimitação de objetivos e alinhamento de procedimentos e condutas.
Ágata Fronteira Oeste II tem continuidade até maio
Por parte do Brasil, a Operação Ágata Fronteira Oeste II permanece ativa até o dia 03 de maio. Cerca de 2000 militares do Exército Brasileiro atuam em constante coordenação com órgãos de segurança pública e fiscalização, em uma ação integrada que abrange os Estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná.
Pesquisa de Opinião revela aprovação da população
Visando entender a percepção da sociedade em relação ao desenvolvimento das operações, foram realizadas duas pesquisas de opinião com aproximadamente 1400 entrevistados. Os resultados mostraram que 95% dos entrevistados aprovam a integração das Forças Armadas com as Agências de Segurança e 83% perceberam um aumento da sensação de segurança na região. Além disso, 94,9% consideram extremamente positivas as atividades de combate aos crimes transnacionais e ambientais no âmbito da Operação Ágata Fronteira Oeste II.
A colaboração da população também é fundamental para o sucesso da Operação, e, para isso, foi disponibilizado um serviço de disque denúncia, o 0800 358 0007, que funciona de forma ininterrupta e garante o anonimato de quem realiza a denúncia.
A divulgação de informações esclarece e alerta a população sobre os perigos e impactos de atividades ilícitas, contribuindo para a segurança e a qualidade de vida das comunidades fronteiriças.
Fonte: Comando Militar do Oeste.