Noticias

Brasil terá 1,47 milhão de presos até 2025

O ministro extraordinário da Segurança Pública apresentou nesta sexta-feira (20) o diagnóstico sobre o sistema prisional brasileiro. De acordo com o estudo exibido por Raul Jungmann, a população carcerária brasileira será de 841,8 mil no final deste ano e chegará a 1,47 milhão de presos em 2025.

Dados mais recentes do levantamento (2016) indicam uma população carcerária de 726,7 mil. O patamar coloca o Brasil em terceiro lugar entre os países com maior massa prisional do mundo. Para o ministro, a Justiça criminal está adota o encarceramento como solução no país. E tudo com o apoio da opinião pública:

Exposta, vulnerável e com medo da violência, a saída (para a opinião pública) é prender. Quando não, infelizmente, matar. Esta não é a saída que tem que ter. O prende, prende e prende leva a isso (aumento da população carcerária). – Raul Jungmann

presos 01
Brasil poderá ter 1,47 milhões de presos até 2025

Excesso de presos, déficit de vagas

Em resumo, o país enfrenta um déficit de 358.663 vagas. A taxa de aprisionamento é de 352,6 presos por 100 mil habitantes. Há, ainda, 586 mil mandados de prisão em aberto. De acordo com Jungmann, o crescimento da massa carcerária não é sustentável. Isso tanto em termos orçamentários, físicos, administrativos ou de controle.

O principal problema que temos hoje em termos de segurança pública é o sistema prisional. Se não enfrentarmos este problema, o Brasil caminha para se tornar prisioneiro, refém do seu sistema prisional e penitenciário. Esta frase é muito dura de se dizer, mas essa é a verdade. – Raul Jungmann

Em síntese, o governo espera – no curto prazo – ampliar a aplicação de medidas para evitar o encarceramento. Uma das maneiras de alcançar o objetivo seria investir no monitoramento eletrônico. De acordo com Jungmann, serão disponibilizados aos Estados R$ 15 milhões para tornozeleiras eletrônicas:

Quando se coloca o réu primário que cometeu crime de baixo impacto na prisão ele, para sobreviver, tem de ingressar na criminalidade. Vamos, então, apoiar e financiar os Estados que requeiram o mecanismo de acompanhamento. – Raul Jungmann

Redação

O Canal Ciências Criminais é um portal jurídico de notícias e artigos voltados à esfera criminal, destinado a promover a atualização do saber aos estudantes de direito, juristas e atores judiciários.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo