Segurança PúblicaNoticias

Recorde absoluto: Brasil já teve mais ônibus queimados em 2023 que em 2022 inteiro

Após cinco anos em queda, o registro de ônibus queimados voltou a crescer. Até outubro de 2023, foram 86 ocorrências, ultrapassando em 37% o valor de 2022. A queima de ônibus no Rio de Janeiro em 23 de outubro contribuiu para o aumento. Segundo o Poder360, os dados não incluem ônibus privados e contabilizam até terça-feira, 24.

49% das ocorrências são do estado do Rio de Janeiro, o que significa 42 ônibus queimados. O Rio Grande do Norte está em 2° lugar, seguido por São Paulo e pela Bahia, que está empatado com Minas Gerais.

onibus
Imagem: R7

Leia mais:

Polícia prende golpista que seduzia vítimas dizendo major da FAB; prejuízo passa dos R$ 200 mil

CAC que negociava armas sem registro pelo WhatsApp é preso

Segurança e prejuízo com ônibus queimados

Os ataques a ônibus no Rio de Janeiro tiveram um disparate nesta segunda-feira (23) com a morte de Matheus Silva Rezende, um miliciano que perdeu a vida em confronto contra a polícia em Três Pontes, Santa Cruz. Ele era apontado como o 2° no comando de uma organização criminosa da zona oeste do Rio de Janeiro. Os incêndios foram uma revanche.

Há os impactos políticos da decisão. O presidente Lula tem políticas de segurança pública vistas pela oposição como coniventes e brandas. O movimento de queimar ônibus pode atuar contra a sua gestão.

Essa situação afeta o dia a dia da população que depende do transporte público para se locomover. Um milhão de moradores da zona oeste do Rio teve sua vida impactada por conta da paralisação dos transportes que foi feita devido aos incêndios. Além disso, o prejuízo pela perda da frota é estimado em R$ 30 milhões.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo