NoticiasDireito Penal

Califórnia descriminaliza o ato de ‘fazer ponto’ nas ruas para prostituição

O Estado da Califórnia aprovou uma nova lei que descriminaliza a conduta chamada de loitering.

A partir de 1 de janeiro de 2023, as ruas das cidades da Califórnia serão permitidas para os trabalhadores do sexo exercerem sua profissão. 

A lei estadual “elimina do código penal o crime de ‘fazer ponto’ (loitering) em espaços públicos, com o objetivo de cometer prostituição”. No entanto, isso não legaliza a prostituição.

Califórnia descriminaliza loitering – ato de “fazer ponto”

Loitering significa vagando em áreas públicas ou privadas, como estacionamentos (no Brasil, é conhecido como “fazer ponto”). Este crime, junto com o crime de prostituição são, na verdade, delitos menores, categorizados como perturbação da ordem pública nos Estados Unidos. 

Na Califórnia, esses delitos são punidos com até seis meses de prisão e uma multa de US$ 1.000. 

Nas demais jurisdições onde a prostituição é ilegal, as penas são semelhantes. No entanto, é raro que a polícia se esforce para prender os infratores.

A prostituição é ilegal em 49 dos 50 estados dos EUA. Apenas o estado de Nevada, onde fica Las Vegas, legalizou parcialmente a prostituição, permitindo que ela ocorra apenas em bordéis regulamentados. 

Fonte: Conjur

Daniele Kopp

Daniele Kopp é formada em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e Pós-graduada em Direito e Processo Penal pela mesma Universidade. Seu interesse e gosto pelo Direito Criminal vem desde o ingresso no curso de Direito. Por essa razão se especializou na área, através da Pós-Graduação e pesquisas na área das condenações pela Corte Interamericana de Direitos Humanos ao Sistema Carcerário Brasileiro, frente aos Direitos Humanos dos condenados. Atua como servidora na Defensoria Pública do RS.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo