• 13 de dezembro de 2019

Canal Ciências Criminais promove eventos com temas atuais

 Canal Ciências Criminais promove eventos com temas atuais

Por Redação

No decorrer desta semana foram realizados os dois primeiros eventos do Canal Ciências Criminais. Na segunda (28/09) e terça-feira (29/09) foi celebrado, no auditório Maurício Berni da Escola de Direito da Unisinos, em São Leopoldo (RS), o I SIMPÓSIO DE CIÊNCIAS CRIMINAIS. Coordenado por Bernardo de Azevedo e Souza e Maiquel Wermuth, o evento foi iniciado com a conferência do professor Wilson Engelmann, Doutor em Direito, com a temática “Nanotecnologias e Direito Penal”.

IMG_0165

Na noite do primeiro dia, o simpósio recebeu inicialmente Elisângela Reghelin, Delegada de Polícia Civil, que teceu importantes considerações sobre a psicopatia e a (in)imputabilidade penal. Em seguida, Bolívar Llantada abordou aspectos da rotina de um Delegado de Polícia e narrou sua experiência como Diretor do Grupamento de Operações Especiais da Polícia Civil do Rio Grande do Sul. O evento foi encerrado com a palestra de André Coppeti, Pós-Doutorando em Direito, que apresentou considerações críticas em relação ao PEC 171.

IMG_01792111

O segundo dia do evento contou com as palestra de três colunistas do Canal Ciências Criminais. Adriane da Fonseca Pires, Mestre em Ciências Criminais, abordou inicialmente a autoria e participação no delito de lavagem de dinheiro. Daniel Kessler de Oliveira, Professor de Direito Penal e Processual Penal, tratou dos rumos e desafios do processo penal na sociedade contemporânea. O simpósio foi finalizado com a palestra de Felipe Faoro Bertoni, sobre a expansão do Direito Penal e os novos horizontes da política criminal brasileira.

IMG_0212

Já na quarta (30/09) e quinta-feira (01/10) ocorreu o CURSO DE ADVOCACIA CRIMINAL. Coordenado por Bernardo de Azevedo e Souza e realizado no auditório da Escola Superior da Advocacia (ESA) da OAB/RS, em Porto Alegre (RS), o evento iniciou com a palestra de Amadeu Weinmann, que, com muita propriedade, relatou suas cinco décadas de experiência na advocacia criminal. Em seguida, Karla Sampaio, especialista em Ciências Penais, assinalou imprescindíveis aspectos sobre a atuação do advogado nas Varas de Violência Doméstica. Por último, Rodrigo Silveira da Rosa, membro ativo da Comissão de Direitos Humanos Sobral Pinto da OAB/RS, apresentou os obstáculos e desafios da advocacia criminal no âmbito da Execução Penal.

IMG_0239

No segundo dia, o curso contou inicialmente com a palestra de Anderson Figueira da Roza, colunista do Canal Ciências Criminais, que abordou os estigmas e preconceitos que enfrentam os advogados criminalistas e o contexto da profissão nos dias atuais. Em continuidade, Jean de Menezes Severo, também colunista do Canal Ciências Criminais, relatou suas experiências no plenário do Tribunal do Júri. O evento foi encerrado com a palestra de Raccius Potter, Mestre em Ciências Criminais, que contribuiu com técnicas a ser utilizadas durante as audiências de instrução e julgamento em prol de melhores resultados. O curso foi transmitido, via EAD, para todo o Brasil.

IMG_0281

Acompanhe os próximos eventos do Canal Ciências Criminais. Faça parte!

Redação

O Canal Ciências Criminais é um portal jurídico de notícias e artigos voltados à esfera criminal, destinado a promover a atualização do saber aos estudantes de direito, juristas e atores judiciários.