Noticias

“Cangaço Novo”: cangaceiro assassinado pela polícia inspirou a série da Prime Video

Da realidade à ficção: a verdadeira história por trás de “Cangaço Novo”

No universo das séries, a Prime Video acertou em cheio ao lançar “Cangaço Novo”. A série, que cativou o público e a crítica, é um caldeirão de ação, violência, política e drama familiar. Ainda que seja uma obra de ficção, a inspiração para um dos personagens vem de um cangaceiro real. Vamos desbravar essa história?

A trama de “Cangaço Novo” nos conduz pela vida de Ubaldo (interpretado pelo talentoso Allan Souza Lima). Ubaldo é um bancário da zona urbana de São Paulo que descobre uma herança e a existência de duas irmãs no sertão cearense. Estes três personagens são filhos de Amaro Vaqueiro, uma figura lendária na região, o qual, apesar de ausente na narrativa atual, é resgatado por meio de lembranças, fotos e flashbacks.

Cangaço Novo
"Cangaço Novo": cangaceiro assassinado pela polícia inspirou a série da Prime Video 2

LEIA MAIS:

Danilo Cavalcante: veja como o criminoso foragido nos EUA conseguiu fugir do Brasil após seu 1º homicídio

Caso Kayky Brito: Bruno de Luca pode responder por omissão de socorro?

Quem foi Valdetário Carneiro, a inspiração para o personagem da série?

Aqui está o ponto onde a ficção e realidade se cruzam em “Cangaço Novo”. A figura de Amaro Vaqueiro foi inspirada em Valdetário Carneiro, um mecânico de automóveis que se tornou um dos mais temidos assaltantes de bancos da região Nordeste. Nasceu em Caraúbas, no Rio Grande do Norte, em 1959. Sua vida foi descrita no livro-reportagem “Valdetário Carneiro: A essência da Bala”, de Paulo Nascimento e Rafael Barbosa.

Valdetário Carneiro, para muitos, um cangaceiro moderno, foi responsável por, pelo menos, 100 ataques e roubos a bancos ao longo de vários estados brasileiros na transição dos anos 1990 para os anos 2000. Além disso, organizou homicídios contra adversários políticos de sua família.

Qual foi o destino de Valdetário Carneiro?

Procurado pela Justiça, Valdetário conseguiu manter-se foragido por um longo período, até que, em 2003, encontrou seu fim em um confronto com a polícia, ocasionado por uma denúncia anônima que revelou o seu esconderijo.

O Futuro de “Cangaço Novo”

A série “Cangaço Novo” tem conquistado cada vez mais o público com sua mistura surpreendente e cativante de realidade e ficção. A jornada de Ubaldo ainda promete muitas reviravoltas e emoções. Será que Ubaldo conseguirá seguir um caminho diferente ao de seu sinistro predecessor? Só o tempo dirá.

Redação

O Canal Ciências Criminais é um portal jurídico de notícias e artigos voltados à esfera criminal, destinado a promover a atualização do saber aos estudantes de direito, juristas e atores judiciários.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo