Cartão Itaú: você pode estar pagando por um seguro que nem sabe que tem!
Acusações graves contra o Itaú e grupos de varejo:
O Banco Itaú foi alvo de denúncias graves recentemente. Um grupo de ex-funcionários de lojas de varejo informaram sobre um esquema milionário que envolve a instituição financeira e grupos de varejo.
De acordo com eles, os vendedores eram coagidos a venderem cartões de crédito para os clientes, com um seguro embutido, mas sem o consentimento dos mesmos. A prática, conhecida como venda casada, é proibida pelo Código de Defesa do Consumidor.
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Investigação do Ministério Público revela modus operandi:
Após as denúncias, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) abriu investigações sobre o caso e a estimativa é que milhões de brasileiros foram vítimas. Além disso, aponta para a criação de algumas empresas fantasmas, que viabilizavam a venda casada e obtenção de lucros indevidos. Assim, o Itaú e os grupos de varejo teriam embolsado milhões.
Vendedores sofriam pressão e humilhação:
Em caso de recusa dos vendedores, na participação do esquema, eles eram transferidos para outras lojas, longe das suas residências. Já em outras situações foram obrigados a pedir demissão.
Consumidores enganados e lesados:
Por outro lado, vários consumidores sequer tinham conhecimento que estava pagando por um seguro que não contrataram. Outros que tentaram cancelar o serviço, enfrentaram dificuldades e outras burocracias desnecessárias.
Danos morais e ressarcimento:
Diante da situação, o MPMG propôs um Termo de Ajustamento de Conduta ao Banco. Por exemplo, com medidas para reparar os danos causados aos consumidores, como ressarcimento e pagamento de multa. No entanto, o Itaú não aceitou e o caso segue na justiça.
Como se proteger:
- Verifique todas as cláusulas antes de assinar qualquer contrato e tire dúvidas com o vendedor.
- Jamais aceite a inclusão de serviços que você não solicitou e em caso de insistência do vendedor, procure outro estabelecimento.
- Mantenha ao seu alcance todos os documentos relacionados com a compra do cartão de crédito, o que facilita na hora de uma possível reclamação.
- Se tiver dúvidas ou problemas, procure auxílio do Procon ou Ministério Público.
- Compartilhe essa informação e auxilie na proteção de outros consumidores.
Justiça em andamento:
Após a ação do MPMG, o Itaú recorreu da decisão do juiz, que condenou o banco por práticas abusivas. Assim, o caso está em andamento no Tribunal de Justiça de Minas Gerais.
O que esperar:
É importante que os consumidores que foram lesados pelo esquema busquem seus direitos perante a justiça. Além disso, acompanhar o caso e cobrar por reparação. A história afeta milhares de brasileiros e essa informação pode ser útil para proteger outras pessoas. Compartilhe!