Noticias

Caso Bernardo: relembre o crime e os dois julgamentos que condenaram Leandro Boldrini

Após duas anulações de sentença, Leandro Boldrini vai para o regime semiaberto

O médico Leandro Boldrini, acusado de ser o mentor do crime que resultou na morte de seu filho, Bernardo Uglione Boldrini, em 2014, teve suas duas condenações anuladas e agora se encontra em regime semiaberto, cumprindo pena em sua residência com o uso de tornozeleira eletrônica. A decisão pela mudança de regime foi oficializada na última sexta-feira (14), assinada pela juíza Sonáli da Cruz Zluhan.

Bernardo foi morto, aos 11 anos, na cidade de Três Passos, em 2014. Seu corpo foi encontrado 10 dias depois do seu desaparecimento, em uma cova em Frederico Westphalen, local escolhido para a ocultação do cadáver.

Como ocorreu o crime que levou Bernardo à morte?

O plano para o assassinato de Bernardo envolveu não apenas seu pai e madrasta, mas também a amiga da madrasta do menino e o irmão desta. Graciele Ugulini, madrasta de Bernardo e principal executora do crime, era vista como a mentora intelectual do ato. Ainda faziam parte do plano Edelvânia e Evandro Wirganovicz. A justificativa para o crime tétrico seria a herança deixada pela mãe de Bernardo, Odilaine, falecida em 2010, que ambos, Leandro e Graciele, não desejavam dividir com o garoto.

Bernardo
Imagem: Reprodução

O desdobramento dos julgamentos

Leandro Boldrini foi condenado inicialmente em 2019, mas o júri foi anulado em dezembro de 2021. O recomeço do processo jurídico ocorreu em março de 2023, porém foi mais uma vez anulado em abril do mesmo ano. A defesa alegou interferência da mídia no julgamento, reforçando a tese pela anulação do veredicto

Recente mudança do regime prisional

Atualmente, após a assinatura pela juíza Sonáli da Cruz Zluhan na última sexta-feira de 14, Leandro Boldrini passa a cumprir sua pena no regime semiaberto, com o uso de tornozeleira eletrônica. A decisão ocorre em meio aos apelos e recursos interpostos pela defesa do médico, que ainda aguarda um julgamento definitivo.

Redação

O Canal Ciências Criminais é um portal jurídico de notícias e artigos voltados à esfera criminal, destinado a promover a atualização do saber aos estudantes de direito, juristas e atores judiciários.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo