Caso Bradesco: dinheiro sumiu da conta misteriosamente? Veja como registrar queixa e garantir direitos
Na manhã deste segunda-feira (27), clientes do banco Bradesco levaram um susto ao abrirem suas contas via aplicativo. Eles notaram falta de quantias e até se viram negativados. Sem informações, muitos recorreram às redes sociais para relatar o problema.
Pela internet, o Bradesco tem respondido aos consumidores apenas indicando estar ciente do problema e que “em breve o ocorrido será solucionado”.
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Orientações do presidente do Procon-RJ para clientes do Bradesco
O presidente do Procon-RJ Cássio Coelho disse que os clientes do Bradesco devem entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do banco, e contestar a retirada indevida, anotando o protocolo, e guardando o print das telas, caso a contestação for realizada digitalmente. O consumidor também tem direito a saber em que prazo o problema será efetivamente resolvido, pontua o advogado da Proteste, Adriano Fonseca.
“Embora tenham afirmado solução em breve tempo, esse tipo de registro auxilia na reparação dos danos caso o problema tenha que ser judicializado”, afirma Fonseca. O presidente do Procon ainda diz que “é importante, neste contato, deixar registrado o valor que foi retirado da conta e todo o transtorno que essa prática causou. Além de receber tal valor de volta, qualquer outro problema causado por essa falha deve ser reparado ao consumidor.”
Se o consumidor não tiver prejuízo além do transtorno, Coelho explica que não cabe exigir o direito de indenização. O alerta é para o caso de atraso no pagamento de contas, por conta do sumiço do dinheiro, alerta Fonseca.
“A reparação civil indica que qualquer dano ocorrido ao consumidor que seja vinculado a uma prática de terceiro deve ser reparado integralmente por ele. Consumidores que não conseguirem pagar suas contas, por exemplo, podem exigir que o Bradesco arque com eventuais juros e multas que sofrerem. Além disso, podem ser observados eventuais danos morais caso a situação cause algum tipo de constrangimento ao consumidor”, finaliza.
Da mesma forma, em caso de PIX negado por falta de saldo na conta, o Procon-RJ identifica que há falha na prestação do serviço bancário e a instituição financeira deve responder pela reparação dos danos causados. Para isso, o consumidor deve documentar a negativa da operação, informar o banco e guardar os comprovantes. Demonstrado prejuízo, é possível solicitar judicialmente reparação.
Órgãos de defesa do consumidor, como o Procon-RJ e a Proteste, podem ajudar a realizar registros desses tipos de problemas, além do Banco Central (BC), que fiscaliza a atuação das instituições financeiras. Órgãos da administração pública também podem atuar com punições contra a coletividade de consumidores.
— A retirada indevida de valores de sua conta bancária é prática abusiva e má prestação do fornecimento do serviço bancário.
Fonte: EXTRA