NoticiasDireito Penal

Caso Janaína: Thiago Mayson será julgado pelo crime de feminicídio; crime revoltou o Brasil

O crime ocorreu em janeiro deste ano durante uma festa realizada no Campus da Universidade Federal do Piauí (UFPI) em Teresina

No dia 17 de agosto, Thiago Mayson da Silva Barbosa, de 28 anos, enfrentará um julgamento pelo Tribunal Popular do Júri. Ele é acusado de cometer um ato de estupro seguido de homicídio contra Janaína Bezerra da Silva, uma estudante de 22 anos cursando Jornalismo. Este trágico evento ocorreu em janeiro deste ano, durante uma festa realizada no Campus da Universidade Federal do Piauí (UFPI) em Teresina. A audiência, que determinará o veredito para Thiago Mayson, será conduzida pela juíza de Direito, Maria Zilnar Coutinho, responsável pela 1ª Vara do Tribunal do Júri na comarca de Teresina.

Leia mais:

Caso Sophia: mensagens indicam que réu por morte mostrava caráter agressivo antes mesmo do crime

Gabriel Rossi: Polícia prende quatro suspeitos em MG pelo assassinato brutal do médico em MS

canalcienciascriminais.com.br caso janaina thiago mayson sera julgado pelo crime de feminicidio crime revoltou o brasil thiago 2
Fonte: Antena Política

Preso em flagrante, Thiago Mayson teve a prisão preventiva decretada e permanece detido

O processo terá início às 8h30, no Fórum Cível e Criminal Des. Joaquim de Sousa Neto, situado no bairro Cabral, Centro/Norte da capital. A ação legal está sendo mantida em sigilo, como é comum ao envolver crimes de natureza sexual e contra a honra. Desde o dia do incidente, quando foi preso em flagrante, Thiago Mayson teve a prisão preventiva decretada e permanece detido.

O promotor Benigno Filho, titular da 13ª Promotoria de Justiça de Teresina, apresentou denúncia contra Thiago Barbosa. O réu enfrenta uma acusação de ameaça de homicídio com agravantes de feminicídio e uso de métodos cruéis, profanação de cadáver ao manter relações sexuais com uma vítima após sua morte, estupro de pessoa vulnerável e fraude processual.

O grupo denominado Frente de Mulheres contra o Feminicídio realizou uma reunião no domingo (06) com o objetivo de coordenar uma mobilização em vista dos julgamentos dos casos de Janaína Bezerra (Teresina) e Renata Costa (Floriano), ambas agendadas para 17 de agosto. O grupo irá se mobilizar por maior segurança e outras questões pertinentes, no dia dos julgamentos. Ao longo desta semana, o grupo tem a intenção de registrar mensagens repudiando os crimes contra mulheres por meio de faixas, material gráfico e vestuário, utilizando diversos meios de comunicação.

canalcienciascriminais.com.br caso janaina thiago mayson sera julgado pelo crime de feminicidio crime revoltou o brasil thiago 1
Fonte: 180graus

No dia 28 de janeiro deste ano, Janaína da Silva Bezerra, estudante de Jornalismo na UFPI, foi vítima de um assassinato brutal depois de ter sido estuprada em uma sala de aula da instituição, após uma festa. Seu corpo foi encontrado próximo ao bloco que abriga o Diretório Central dos Estudantes (DCE), e embora tenha sido levado ao Hospital da Primavera, a polícia constatou que ela já estava sem vida. O suspeito por esse crime é Thiago Mayson da Silva Barbosa, que estava matriculado no Mestrado em Matemática na UFPI.

Fonte: PORTAL O DIA

Daniele Kopp

Daniele Kopp é formada em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e Pós-graduada em Direito e Processo Penal pela mesma Universidade. Seu interesse e gosto pelo Direito Criminal vem desde o ingresso no curso de Direito. Por essa razão se especializou na área, através da Pós-Graduação e pesquisas na área das condenações pela Corte Interamericana de Direitos Humanos ao Sistema Carcerário Brasileiro, frente aos Direitos Humanos dos condenados. Atua como servidora na Defensoria Pública do RS.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo