Noticias

Caso ‘Unabomber’: quem foi o criminoso que se tornou o pesadelo do FBI

Morte de Ted Kaczynski, o “Unabomber”, confirmada por autoridades federais

Ted Kaczynski, mais comumente conhecido como Unabomber, foi encontrado morto em sua cela na prisão, confirmaram as autoridades federais. Consolidado como um dos criminosos mais famosos do mundo, Kaczynski, aos 81 anos, foi protagonista de uma série de ataques com bombas que causaram o terror nos EUA de 1978 até 1995.

Ao longo desses anos de atividade delituosa, Kaczynski matou três pessoas e deixou ferimentos em mais 23, tornando-se figura de diversos documentários e séries de TV, inclusive na Netflix. Sua formação em Matemática na conceituada universidade de Harvard contrastava com suas ações, demonstrando que nem sempre o conhecimento é usado a favor de boas práticas. Sendo condenado à prisão perpétua sem liberdade condicional em 1998, acabou sendo pego após uma fuga que durou praticamente 20 anos.

Ted Kaczynski
Caso 'Unabomber': quem foi o criminoso que se tornou o pesadelo do FBI 3

LEIA MAIS:

Condenado por matar Mércia Nakashima, Mizael Bispo é solto após ficar 12 anos na prisão

Suzane von Richthofen está grávida de seu primeiro filho, diz jornalista

O que levou à prisão do Unabomber?

Os atentados cometidos por Kaczynski, muitas vezes deixando vítimas mutiladas, permaneceram um mistério até que ele mesmo, em um manifesto desequilibrado e violento que publicou nos jornais Washington Post e New York Times, revelou sua identidade criminosas. No documento, conhecido como Industrial Society and Its Future (Sociedade Industrial e seu futuro, em tradução livre), ele criticou a sociedade moderna, alegando que a tecnologia estava levando os americanos a uma crescente sensação de alienação e impotência.

Quando e como Ted Kaczynski foi capturado?

No início de 1996, o irmão e a cunhada de Kaczynzki identificaram o tom do manifesto e, ao relerem o texto nos jornais, alertaram a Agência Federal de Investigação dos Estados Unidos (FBI), que vinha procurando Kaczynski há vários anos, transformando a busca pelo Unabomber na mais longa da história norte-americana. Em abril de 1996, finalmente as autoridades conseguiram localizar e prender o matemático formado em Harvard em uma cabana de madeira e papel alcatroado em Montana, onde encontraram entre outras coisas jornais, um diário codificado e explosivos.

Unabomber
Caso 'Unabomber': quem foi o criminoso que se tornou o pesadelo do FBI 4

Quem eram os maiores alvos dos ataques cometidos pelo Unabomber?

Evidência encontrada sugere que Kaczynski tinha um viés repleto de raiva e desejo de vingança e que seus principais alvos estavam vinculados a universidades e companhias aéreas, de onde veio o apelido Unabomber atribuído pela própria FBI. Seus primeiros ataques foram direcionados à Northwestern University, em Illinois, e posteriormente, seus atentados expandiram para diferentes locais, com destaque para uma bomba detonada a bordo de um voo da American Airlines em 1979, que ocasionou danos a vários passageiros.

Redação

O Canal Ciências Criminais é um portal jurídico de notícias e artigos voltados à esfera criminal, destinado a promover a atualização do saber aos estudantes de direito, juristas e atores judiciários.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo