Comissão Especial de Estudos Biopolíticos

04_CEEB01


E-mail da Comissão: ceeb@canalcienciascriminais.com.br


1) DO OBJETIVO

A Comissão tem o objetivo de promover o estudo e a pesquisa sobre o fenômeno da biopolítica, em sua pluralidade de perspectivas teóricas (como, por exemplo, o pensamento de Michel Foucault, Giorgio Agamben, Roberto Esposito, entre outros), e sua articulação com o sistema de justiça criminal contemporâneo, com o intuito de, ao final, elaborar uma coletânea de artigos para publicação com o selo da editora do Canal Ciências Criminais.

2) DA METODOLOGIA

A metodologia empregada consiste, principalmente, na revisão bibliográfica sobre a temática, adotando-se também o estudo de casos, a análise jurisprudencial e legislativa, o estudo comparativo, entre outros, sempre privilegiando as abordagens metodológicas com viés interdisciplinar. Os temas a serem analisados serão delimitados pelo coordenador e expostos no primeiro encontro, observando a necessidade para o desenvolvimento da pesquisa, mas poderão ser modificados previamente de acordo com o interesse dos membros no decorrer dos encontros.

3) DOS ENCONTROS

Os encontros serão quinzenais, sempre aos sábados (das 16h às 18h). As reuniões serão presenciais para os membros que residem em Porto Alegre-RS e por meio de aplicativos (Periscope, FaceTime, Skype, entre outros) para aqueles que residem em outras localidades. O primeiro encontro será oportunamente informado aos inscritos via e-mail, com o local e a data.

4) DAS RESPONSABILIDADES

Caberá ao coordenador definir e ordenar o andamento das reuniões e às secretárias realizar as atas das reuniões, com as deliberações do encontro, e divulgar aos membros via e-mail, além de auxiliar na organização das apresentações e das pesquisas para o bom andamento dos trabalhos.

Aos membros caberá irem com regularidade aos encontros (presencial ou digitalmente) com o material definido na reunião anterior devidamente estudado e participar, na medida do possível, dos debates e das demais atividades do grupo, responsabilizando-se pela escrita de artigo oriundo da pesquisa e dos estudos realizados pela CEEB para posterior publicação pela editora do Canal Ciências Criminais.

5) DOS PRAZOS

A Comissão deverá, até 30 (trinta) dias após o último encontro, organizar os resultados da pesquisa e encaminhar à Diretoria Editorial do Canal Ciências Criminais.

6) COMPOSIÇÃO

Coordenador:

Bruno Silveira Rigon

Secretários:

Bruna Paranhos

Mariane Mauss

Membros:

Alcides Eduardo dos Reis Peron

Aline Ferreira da Silva Diel

André Rocha Sampaio

Athanis Molas Rodrigues

Bernardo Bento da Silva Oliveira

Bruna Caroline da Silva dos Santos Penteado

Deyvid de Souza Vilela

Elba Jeane Silva Weinschutz Webler

Gizella Brum Baptista Maia

Henrique Giacomelli

Jeannine Tonetto de Aguiar

João Lucas Zadra

Kelly Ribeiro Felix de Souza

Lucas Melo Borges de Souza

Luis Gustavo Facio

Magnum Roberto Cardoso

Maísa Helena Ravanini Fick

Maria Paula Daltro Lopes

Maurício Brum Esteves

Maurício Sant’Anna dos Reis

Oliver Alexandre Reinis

Roberta Liana Damasceno Costa

Silvia Ferreira Silva

Sofia Jessica Diaz

Stéfano Fracon Werneck de Avellar

Vagner Casagrande

Viviane Trindade Borges

Comentários
Carregando...

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia Mais