- Publicidade -

Ciro Gomes apresenta notícia-crime no STF contra Bolsonaro e André Mendonça

- Publicidade -

O político Ciro Gomes (PDT) foi ao Supremo Tribunal Federal (STF) apresentar uma notícia-crime contra Bolsonaro e André Mendonça (Presidente e Ministro da Justiça, respectivamente). Segundo o documento que foi apresentado pelo ex-ministro e ex-governador do Ceará, ambos os requeridos incorreram na prática do crime de advocacia administrativa, que é caracterizado quando um servidor público defende interesses particulares junto ao órgão da administração pública onde exerce suas funções.

- Publicidade -

Bolsonaro e André Mendonça

Além de Ciro, o presidente do PDT, Carlos Lupi, também assinou o documento, alegando que um exemplo do crime cometido pelo Presidente e pelo Ministro da Justiça foi quando André Mendonça, a pedido do presidente Jair Bolsonaro, requereu à Polícia Federal para que apurasse um suposto cometimento de crime contra a honra do presidente da República, utilizando como base crimes tipificados na Lei de Segurança Nacional. Assim, de acordo com a peça apresentada no Supremo Tribunal Federal (STF), teria usada a máquina da Administração Pública para perseguir opositores do governo Bolsonaro.

Afirmam na notícia-crime que:

De acordo com o delírio persecutório, o Senhor Ciro Gomes teria ferido a honra de Jair Messias Bolsonaro durante uma entrevista concedida para uma rádio no Ceará, na qual o vice-presidente do PDT teria repudiado o que chamou de boçalidade do presidente, tendo afirmado, na ocasião, que o Presidente da República desrespeita a saúde pública.

- Publicidade -

A investigação contra Ciro também é fundamentada no artigo 145 do Código Penal e tramita na Justiça Federal do Distrito Federal (DF).

Referência: PET 9.555

- Publicidade -

*Esta notícia não reflete, necessariamente, o posicionamento do Canal Ciências Criminais

*Esta notícia não reflete, necessariamente, o posicionamento do Canal Ciências Criminais

Leia mais:

- Publicidade -

Entenda como identificar uma prisão ilegal e como agir diante disso


Quer estar por dentro de todos os conteúdos do Canal Ciências Criminais?

Siga-nos no Facebook e no Instagram.

Disponibilizamos conteúdos diários para atualizar estudantes, juristas e atores judiciários.

- Publicidade -

Comentários
Carregando...

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Leia Mais