Colar na prova do Detran é crime? Homem é pego no flagra e vai para a prisão
Na segunda-feira (22), um indivíduo de 29 anos foi surpreendido utilizando uma microcâmera e um ponto eletrônico durante a realização da prova teórica no Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN), na Central do Cidadão da Zona Sul, em Natal.
A Coordenadoria de Habilitação do Detran já vinha monitorando candidatos que, após reprovação no teste teórico, obtinham aprovação posteriormente. Alguns alcançavam pontuações perfeitas, chegando a 100% de acertos.
Leia mais:
Vazamento sobre delação de Ronnie Lessa abalou equipe que investiga o caso Marielle
De acordo com o Detran, o candidato portava uma microcâmera de dimensões reduzidas, posicionada na camisa; um ponto eletrônico de tamanho diminuto, semelhante a um caroço de feijão; e um modem de internet fixado ao tórax. O infrator foi encaminhado à Central de Flagrantes, detido, submetido à audiência de custódia e agora enfrentará as consequências legais pelo delito perante a Justiça.
Colar no Detran
A prova teórica do Detran é um requisito no processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), composta por 30 questões relacionadas ao conteúdo estudado na autoescola. O candidato necessita acertar pelo menos 21 questões, equivalente a 70% da avaliação, para ser aprovado.
O crime de “utilizar ou divulgar indevidamente conteúdo sigiloso de avaliação de exames públicos”, para se beneficiar ou beneficiar outra pessoa, tem pena prevista de um a quatro anos de prisão. Há possibilidade de fiança.