STJD e MP se juntam no combate à violência no futebol brasileiro; entenda

Novas provas de casos de violência nos estádios de futebol poderão ser divulgadas pela Justiça Desportiva e Ministérios Públicos estaduais em breve. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) estão próximos de assinar um protocolo em conjunto autorizando a troca de informações.

João Marcello Costa, advogado especialista em direito desportivo, considera que a cooperação entre STJD e MP é importante em casos de violência.

SJB Brasil e Franca futebol feminino Jogos Mundiais Militares 10102015001 e1661891992424
Imagem: Revista Circuito

Leia mais:

Brasileiros estão em PÂNICO com ameaça crescente de golpes nas compras online de fim de ano

Filho de Ana Hickmann terá que depor na polícia? Entenda

“Evidentemente, não é função do STJD realizar investigações sigilosas e complexas sobre o cometimento de crimes por torcedores. O Tribunal não foi desenhado pra isso e evidentemente não possui estrutura para tanto. Uma vez que, na Justiça Desportiva, a identificação do indivíduo infrator geralmente isenta os clubes de pena desportiva, essa maior colaboração entre MP e STJD pode justamente contribuir para que os clubes não sejam severamente punidos por atos criminosos de torcedores comuns e membros de organizadas“, explica.

Protocolo para o futebol

O principal intuito do protocolo é garantir que os Ministérios Públicos estaduais possam atuar em questões legais que ultrapassem as atribuições da Justiça Desportiva. Para isso, o protocolo, que está em discussão, tem como base os casos de manipulação  de resultados no futebol brasileiro.