• 24 de outubro de 2020

Como advogar no Tribunal do Júri?

 Como advogar no Tribunal do Júri?

Como advogar no Tribunal do Júri?

As primeiras dificuldades que o jovem entusiasta encontra quando decide exercer sua advocacia no Tribunal do Júri costumam ser as seguintes:

  • Como me preparar?
  • Quando terei segurança para fazer um plenário?
  • Quem pode me auxiliar?
  • Onde arrumar o primeiro caso?

É estranho como ninguém avisa isso na faculdade. Saindo da graduação percebemos que muito não foi dito. A atuação no júri é estranha às cadeiras de prática, aos manuais, doutrinas…

O rito do júri é composto por diversas peculiaridades, mais ainda no que refere ao trabalho do criminalista. Questões dali, daquela tribuna pesada, daquele plenário tenso, daquelas famílias destroçadas, daquele réu desgraçado, daquela beca suada, daquela justiça injustiçada, da palavra falada e da palavra engasgada.

É muito importante estar presente em plenários, conversar com advogados mais experientes, estudar conteúdos de prática efetiva. É o melhor caminho.

Não iniciei no Júri sabendo tudo o que deveria, muito menos sabendo o que esperar. Pensando na dificuldade daqueles que querem atuar em plenário mas não tem segurança, em parceria com o Canal Ciências Criminais foi criado o curso online Júri na Prática.

O curso é uma ferramenta para preparar entusiastas do plenário para atuar, saber que esperar, como se preparar, como organizar as ideias para fazer um júri satisfatório.

A busca pelo conhecimento é essencial para o bom desempenho, ainda mais a busca pelo conhecimento prático. Ninguém nasce pronto: tudo envolve preparação e exige esforço. Não é o talento que forja o bom advogado; é a determinação, a busca pelo desenvolvimento e a capacidade ser aprendiz sempre.

A realidade é que a grande maioria começa da mesma forma: sem contatos, sem conhecimento, sem clientes, com contas atrasadas, mas com uma vontade avassaladora. Foi assim comigo, e se isso faz sentido para você, confere este material porque foi feito justamente pensando nessas questões.

Todos são capazes, há espaço para todo mundo, mas o trabalho duro é necessário.

Clique AQUI para saber mais sobre o curso online Júri na Prática

Forte abraço, e nos vemos na tribuna!


Quer estar por dentro de todos os conteúdos do Canal Ciências Criminais?

Siga-nos no Facebook e no Instagram.

Disponibilizamos conteúdos diários para atualizar estudantes, juristas e atores judiciários.

Felipe Geitens