Noticias

Suíça: como é a criminalidade em um dos países mais seguros do mundo?

A percepção do crime na Suíça em 2023

A segurança nas ruas da Suíça tem gerado diversos debates nas rodas de conversa dos suíços. Embora seja considerada um dos países mais seguros do mundo, a população apresenta uma percepção contrastante.

suiça
Suíça: como é a criminalidade em um dos países mais seguros do mundo? 3

LEIA MAIS:

Condenado por matar Mércia Nakashima, Mizael Bispo é solto após ficar 12 anos na prisão

Caso dos corintianos mortos em acidente: motorista do ônibus pode responder por homicídio; entenda

Como está a taxa de crime na Suíça?

De acordo com o Índice de Paz Global 2020, do Instituto de Economia e Paz (IEP), a Suíça é o décimo país mais seguro do mundo. Porém, um estudo realizado pela Universidade de Ciências Aplicadas de Zurique (ZHAW) mostra que mais de 60% da população acredita que o crime aumentou nos últimos anos, apesar dos números indicarem o contrário.

Quais são os dados sobre o crime na Suíça?

Segundo análises de pesquisadores de Zurique mostram que o medo da criminalidade é pouco influenciado pela experiência pessoal, e sim por outros fatores externos, políticos e midiáticos por exemplo. Vale lembrar que os dados do Eurostat colocam a Suíça entre os países europeus com menor incidência de homicídios.

Por outro lado, os indicadores do registro nacional de ocorrências policiais mostram que os tipos de crimes estão em declínio, exceto os crimes violentos graves que mantiveram-se estáveis.

suiça
Suíça: como é a criminalidade em um dos países mais seguros do mundo? 4

Quem são os infratores na Suíça?

Uma análise do status de residência dos infratores revela que a criminalidade pode ser influenciada pela situação socioeconômica dos indivíduos. Para Marcelo Aebi, criminologista responsável pela compilação das estatísticas criminais anuais do Conselho da Europa, indivíduos sem nacionalidade suíça e sem permissão de residência no país acabam sendo mais ativos na economia informal, o que pode levá-los à criminalidade.

Desta forma, é importante ressaltar que é impossível tirar conclusões sobre os motivos da criminalidade apenas com base em estatísticas, já que estas não consideram aspectos como educação, status social, renda, e tempo de permanência no país.

De qualquer forma, o acesso a essas informações é fundamental para um debate democrático sobre a segurança no país.

Redação

O Canal Ciências Criminais é um portal jurídico de notícias e artigos voltados à esfera criminal, destinado a promover a atualização do saber aos estudantes de direito, juristas e atores judiciários.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo