• 27 de setembro de 2020

Como fazer TCCs, dissertações e teses em Direito – Entrevista com Salah H. Khaled Jr.

 Como fazer TCCs, dissertações e teses em Direito – Entrevista com Salah H. Khaled Jr.

Como fazer TCCs, dissertações e teses em Direito – Entrevista com Salah H. Khaled Jr.

O mês de janeiro já está se encerrando e, com ele, inúmeras perspectivas profissionais e acadêmicas. No âmbito acadêmico, particularmente, muitos são os estudantes de Direito que irão se deparar este ano com o tão temido Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), e não sabem por onde começar.

Ainda na esfera acadêmica, muitos são os já formados que continuarão seus estudos na pós-graduação, seja especialização, mestrado ou doutorado. Com o intuito de ajudar os leitores do Canal Ciências Criminais a superar tais obstáculos, a Redação do Canal Ciências Criminais entrevista hoje Salah H. Khaled Jr.

Com experiência de mais de 100 orientações de nível superior, o professor fala sobre os principais itens que os estudantes devem atentar no TCC, fornece dicas para a arguição na banca e indica uma série de recomendações para os estudantes que desejam iniciar a vida acadêmica.

1. Os leitores do Canal Ciências Criminais recorrentemente solicitam artigos com dicas para elaborar seus TCCs. Com a sua experiência de uma década de docência e mais de uma centena de orientações de trabalhos acadêmicos, quais são os principais itens que os estudantes devem atentar?

Não me surpreende que exista uma demanda tão forte. Raramente o curso de Direito é acadêmico. Atividades de iniciação científica normalmente não são desenvolvidas de forma satisfatória e, no final do curso, se espera que o aluno produza um trabalho de conclusão de curso sem ter o mínimo domínio das competências e habilidades para tanto. Com isso, ocorre um efeito perverso. O que deveria ser motivo de satisfação, se transforma em motivo de frustração: após anos tendo que reproduzir o discurso de professores em provas, finalmente o acadêmico tem uma oportunidade de produzir conhecimento, mas não sabe como e, salvo exceções, dificilmente seu orientador terá condições de suprir essa lacuna, por mais dedicado que seja. Em aperta síntese, eu diria que as principais questões são: a) definição do tema; b) problema de pesquisa adequado; c) justificativa, ou seja, a relevância social e acadêmica do tema e problema escolhidos; d) fundamentação teórica e referências bibliográficas. Dessas questões decorrem outras, como a utilização de dados de realidade (material empírico) ou a opção por um trabalho teórico.

2) O que é mais difícil: escolher o tema ou o problema de pesquisa?

Certamente o problema de pesquisa é mais dificultoso, porque supõe uma pergunta relevante sobre um tema de relevância social e jurídica. Penso que tudo deve começar pelo tema. O aluno deve escolher um tema que tenha chamado a sua atenção durante o curso. Muitas vezes isso já começa de modo equivocado: o aluno escolhe primeiro o orientador e depois pede a ele que indique um tema. É importante pensar no trabalho e não no caminho mais fácil. Escolher o orientador com base no tema que deseja trabalhar. Ele pode auxiliar a desenvolver o problema de pesquisa e será um parceiro importante na elaboração do trabalho.

3) Quais dicas você poderia dar aos alunos que estão prestes a enfrentar a arguição na banca?

A arguição envolve uma série de estratégias. É preciso encontrar um ponto de equilíbrio. Arrogância não condiz com defesa de TCC. Por outro lado, a excessiva resignação pode ser interpretada como falta de confiança nos pontos de vista sustentados no trabalho, por isso é preciso estabelecer um espaço de diálogo, no qual o acadêmico deixa claro que entende a defesa como um momento de aprendizado, mas que, por outro lado, defenda a sua produção intelectual de modo firme.

4) Muitos alunos decidem trilhar a pós-graduação após a entrega do trabalho de conclusão. Mas, afinal, é preciso fazer especialização antes de cursar o mestrado?

Depende de uma série de fatores. Se a graduação foi forte e efetivamente acadêmica, uma especialização é desnecessária. Mas como não é o que ocorre na maioria dos casos, uma boa especialização, com professores doutores que tenham produção significativa, pode ser uma oportunidade importante para que o acadêmico se recicle e tome contato com discussão que foram indevidamente ignoradas na graduação.

5) Que recomendações você poderia dar aos estudantes que desejam iniciar a vida acadêmica?

Nunca é cedo demais para começar. Identifique os professores com perfil acadêmico na instituição que frequenta. Questione sobre a existência de grupos de pesquisa e bolsas de iniciação científica. Encontre uma questão relevante e procure um professor disposto a orientá-lo na produção de um artigo. Um currículo robusto é importante para os certames que enfrentará no futuro, em sede de mestrado e doutorado. E ele deve ser construído organicamente o mais cedo possível.


Como fazer TCCs, dissertações e teses em Direito (Curso Online)

Se você deseja saber mais a respeito, o professor Salah reuniu, em curso exclusivo, toda a sua experiência para ajudar estudantes de direito e acadêmicos a elaborar seus TCCS, dissertações e teses. O curso Como fazer TCCs, dissertações e teses em Direito é 100% online e composto de 5 módulos.

O que você vai aprender no curso

  • Aprenda a fazer um bom trabalho de conclusão de curso
  • Descubra como escolher o tema, o problema de pesquisa e o orientador
  • Entenda como fundamentar o trabalho e escolher boas fontes de pesquisa
  • Conheça as estratégias para defender seu TCC perante a banca
  • Saiba como fortalecer o currículo para o processo seletivo da pós-graduação
  • Descubra como preparar seminários e se preparar para eles
  • Entenda como estruturar a dissertação e elaborar um trabalho inovador
  • Saiba como elaborar o projeto de tese e defender a tese perante a banca
  • Aprenda a explorar o mercado editorial brasileiro e publicar o seu livro
  • Conheça os custos de publicação e as perspectivas de remuneração

Estudos de caso

Além das videoaulas, os conteúdos do curso online são complementados com estudos de caso vivenciados pelo próprio professor. Para mais informações sobre o curso Como fazer TCCs, dissertações e teses em Direito, incluindo investimento e conteúdo programático, clique AQUI.

Redação

O Canal Ciências Criminais é um portal jurídico de notícias e artigos voltados à esfera criminal, destinado a promover a atualização do saber aos estudantes de direito, juristas e atores judiciários.