ArtigosTribunal do Júri

Competência do Tribunal do Júri

competência

Competência do Tribunal do Júri

A Constituição Federal de 1988, em seu art. 5, XXXVIII, d, estabeleceu a competência mínima do Tribunal do Júri para julgar os crimes dolosos contra a vida, na forma tentada ou consumada, quais sejam:

a) homicídio;

b) induzimento, instigação ou auxílio ao suicídio;

c) infanticídio; e

d) aborto.

Dessa forma, a competência do Tribunal do Júri poderia ser ampliada por lei (STF, HC 101. 524/SP).

Importante ressaltar que se trata de competência absoluta, em razão da matéria (ratione materiae) taxativa, e efeito da vis attractiva, atraindo os chamados crimes conexos. No entanto, quando se tratar de crime eleitoral ou militar, não haverá conexão.

Alguns crimes, embora ofendam o bem jurídico ‘vida’, não competem ao Tribunal do Júri, como, por exemplo, a lesão corporal seguida de morte. Importante ressaltar a súmula 603 do STF:

"A competência para o processo e julgamento de latrocínio é do juiz singular e não do Tribunal do Júri", pois o latrocínio é um crime eminentemente patrimonial, sendo a vida atingida por reflexo. (STJ, HC133.364)

Já o foro por prerrogativa da função prevista na CF prepondera sobre a competência do Tribunal do Júri (STF, AP 333/PB, tribunal pleno, rel. Min. Joaquim Barbosa, j. 5-12-07, Dje -065, 11-4-08).

O foro territorial é o do local onde se consumou o crime (art. 70, CPP – a competência será, de regra, determinada pelo lugar em que se consumar a infração, ou, no caso de tentativa, pelo lugar em que for praticado o último ato de execução), nos casos de crimes plurilocais, em que a conduta se dá em uma comarca e o resultado morte em outra.

A jurisprudência flexibiliza a regra do art. 70, para admitir o foro competente do local da conduta. Nesse sentido foi o julgamento do STJ, no HC 196.458, no famoso caso Mizael, de SP.

Autor

Osny Brito da Costa Júnior

Advogado (AP)
Continue lendo
ArtigosDireito Penal

Menoridade no crime

ArtigosCriminal Profiling

Criminal Profiling e análise de indícios

ArtigosProcesso Penal

O que é, afinal, um processo inquisitório?

ArtigosCrime, Arte e Literatura

Direito Penal e Literatura: O Estrangeiro, de Albert Camus

Receba novidades em seu e-mail