Noticias

Ele aterrorizou os EUA: conheça a história EXPLOSIVA do serial killer ‘Unabomber’

Theodore Kaczynski: O superdotado que se tornou o temido Unabomber

Nascido em Chicago em maio de 1942, Theodore Kaczynski é um dos nomes mais infames quando se fala em terrorismo doméstico nos Estados Unidos. De origem polonesa, o jovem Kaczynski não era somente uma criança retraída, mas também um genuíno prodígio. Apesar de constantemente ser ridicularizado por seus colegas de classe, seu excepcional talento intelectual logo se destacou, permitindo-lhe avançar rapidamente durante seus anos de escola.

Seu amor pela matemática o levou à Universidade de Harvard aos 16 anos, um mundo completamente novo cheio de promessas e desafios. Kaczynski emergiu dessa experiência transformado, e não necessariamente para melhor. Alguns argumentam que sua participação em estudos sobre estresse psicológico na universidade teve um impacto profundamente negativo sobre ele, contribuindo para sua descida para o crime.

Unabomber
Ele aterrorizou os EUA: conheça a história EXPLOSIVA do serial killer 'Unabomber' 4

LEIA MAIS:

Revelada a primeira imagem de Daniel Alves detido por crime sexual na Espanha”

Fisioterapeuta envolvida com crime organizado ganha prisão domiciliar para tratamento

O isolamento e a derrocada

Depois de passar algum tempo como professor na Universidade da Califórnia, Kaczynski decidiu se isolar do mundo. Mudou-se para uma cabana nas montanhas de Montana em 1973, onde começou uma nova vida de autossuficiência e reclusão. Esta decisão marcaria o início de sua carreira como terrorista doméstico, conhecido por seus atentados por correspondência contra universidades e companhias aéreas.

As primeiras ações violentas de Kaczynski começaram como pequenos atos de sabotagem, desencadeados pela devastação florestal em torno de sua propriedade. No entanto, essas ações cederam lugar a uma série de bombas enviadas por correio, visando universidades e executivos de grandes empresas ao longo de 17 anos. Seus ataques, conhecidos como caso Unabom (“bombardeio a universidades e linhas aéreas” em inglês), deixaram três mortos e 23 feridos.

canalcienciascriminais.com.br unabomber uma retrospectiva do caso de terrorismo que paralisou os eua por quase duas decadas unabomber
Ele aterrorizou os EUA: conheça a história EXPLOSIVA do serial killer 'Unabomber' 5

O terrorista intelectual que chocou a América

Em 1995, Kaczynski ganhou as manchetes ao enviar um manifesto de 35 mil palavras aos jornais The New York Times e Washington Post, detalhando seu ódio pela sociedade moderna e suas motivações. Este documento, mais tarde conhecido como o “Manifesto Unabomber”, conduziria ao seu desmascaramento e captura pelas mãos do próprio irmão.

David Kaczynski, enfim, identificou seu irmão como o autor do manifesto. Ele entregou várias cartas e escritos de Kaczynski para o FBI, que confirmaram Theodore como o autor do Manifesto Unabomber. A polícia conseguiu um mandado de busca para sua cabana nas montanhas de Montana e o prendeu em 3 de abril de 1996.

O legado de Unabomber

O julgamento de Kaczynski foi um evento midiático de primeira ordem. A defesa tentou, sem sucesso, alegar que o terrorista era insano. Theodore “Unabomber” Kaczynski foi condenado à prisão perpétua e atualmente cumpre sua sentença em uma prisão de segurança máxima no Colorado.

Seu legado continua, seja como um lembrete marcante do lado sombrio da genialidade humana, ou como uma terrível advertência sobre a perda do equilíbrio entre a natureza e a tecnologia.

Unabomber
Ele aterrorizou os EUA: conheça a história EXPLOSIVA do serial killer 'Unabomber' 6

Redação

O Canal Ciências Criminais é um portal jurídico de notícias e artigos voltados à esfera criminal, destinado a promover a atualização do saber aos estudantes de direito, juristas e atores judiciários.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo