Noticias

Ed Gein: conheça a história do cruel Serial Killer que inspirou clássicos de terror do cinema

Os crimes de Ed Gein que inspiraram clássicos do terror

Você já se perguntou de onde surgem as histórias por trás de filmes icônicos do terror como “Psicose“, “O Massacre da Serra Elétrica” e “O Silêncio dos Inocentes“? Acredite ou não, estas obras cinematográficas aterrorizantes foram motivadas pelos crimes de um único homem – o assassino em série e ladrão de lápides americano, Ed Gein.

Sua vida e as atrocidades que cometeu são verdades incômodas bastante para compor a trama de um filme de terror. Com atos aterrorizantes, Ed Gein foi levado com a consciência de seus crimes à um hospital psiquiátrico.

Ed Gein
Ed Gein: conheça a história do cruel Serial Killer que inspirou clássicos de terror do cinema 3

LEIA MAIS:

Mijão, nº 1 do PCC nas ruas, está entre 10 mais procurados do país, diz MP

Polícia de NY descobre DNA de serial killer em fatia de pizza

A vida de crimes de Ed Gein

Em sua residência, localizada na cidade de La Crosse, nos Estados Unidos, Gein cometeu atos hediondos que entrariam para a história dos crimes americanos. Ele era responsável por pelo menos dois assassinatos confirmados, sendo suspeito de outros cinco sequestros.

A insanidade de Gein chegava ao ponto de exibir na sua casa itens horrendos, como narizes, máscaras feitas de pele humana, cabeças decapitadas e tigelas, também feitas de pele humana. Esses objetos não só pertenciam a suas vítimas, mas também eram roubados de túmulos do cemitério da cidade.

O impacto dos crimes de Gein na cultura pop

Foi a história impressionante de Gein que inspirou o autor Robert Bloch a escrever “Psicose”. Bloch ficou intrigado com a notícia de que Gein fazia roupas com a pele das mulheres que matava. Isto levou Bloch a estabelecer um paralelo entre Gein e o personagem principal de Psicose, Norman Bates. A obra foi publicada em 1959 e o filme de Alfred Hitchcock foi lançado apenas um ano depois, em 1960.

Dentro do universo cinematográfico, “O Massacre da Serra Elétrica” também apresentou elementos que fazem referência a Gein. Apesar de não apresentar um personagem totalmente baseado em Gein, o filme contém detalhes minuciosos, como a assustadora decoração da casa que continha partes de corpos humanos e o possível canibalismo, que também se encaixa na conta de crimes de Gein.

Ed Gein
Ed Gein: conheça a história do cruel Serial Killer que inspirou clássicos de terror do cinema 4

Ed Gein e “O Silêncio dos Inocentes”

Finalmente, chegamos a “O Silêncio dos Inocentes”, cujo vilão – Buffalo Bill – é uma combinação de pelo menos quatro serial killers diferentes: Ed Gein, Ted Bundy, Gary Heidnik e Edmund Kemper. Cada um dos elementos desses criminosos foram incorporados ao personagem, incluindo os trajes femininos de Gein, que entraram no perfil de Buffalo Bill.

O impacto desses crimes na cultura é fascinante e perturbador ao mesmo tempo. Independentemente da inspiração mórbida, essas obras continuam a desafiar nossos medos e a nos fazer questionar até onde vai a natureza humana.

Redação

O Canal Ciências Criminais é um portal jurídico de notícias e artigos voltados à esfera criminal, destinado a promover a atualização do saber aos estudantes de direito, juristas e atores judiciários.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo