Noticias

Conheça a história de Lampião: um dos maiores criminosos da história do Brasil

Lampião: O Rei do Cangaço e seu legado controverso

Muitas pessoas, ao longo da história, ganharam fama (ou infâmia) por suas ações. Uma dessas figuras é Virgulino Ferreira da Silva, mais conhecido como Lampião, o autointitulado “Rei do Cangaço”. Nascido em 7 de julho de 1897, Lampião causou um grande impacto na região Nordeste do Brasil e segue sendo uma figura central na cultura popular.

Lampião ganhou notoriedade por se envolver em cangaço, uma forma de banditismo característica do Nordeste brasileiro, como forma de vingança após sua família sofrer duras perdas em função de disputas territoriais. A imagem de Lampião é bastante contraditória, sendo considerado por alguns como um bandido e por outros como um herói.

LEIA MAIS:

Ministério Público denuncia homem por sequestro e estupro de criança de 12 anos

A História Macabra de Joe Metheny: O Homem que transformava suas vítimas em hambúrgueres

Quem foi Lampião?

Virgulino Ferreira da Silva entrou no mundo do cangaço após a morte de seu pai em 1921 para vingar as injustiças que acreditava terem sido feitas à sua família. Rapidamente, ganhou reputação pela agressividade com que atacou e saqueou propriedades na região do Nordeste, atraindo admiradores e inimigos por igual.

Durante sua vida no cangaço, Lampião liderou um bando que causava temor em moradores e coronéis por onde passavam. A influência e os ataques de Lampião continuaram até 28 de julho de 1938, quando foi emboscado e assassinado. Sua morte marcou o fim de uma era no Nordeste brasileiro, embora seu legado continue vivo até hoje.

canalcienciascriminais.com.br lampiao o controverso rei do cangaco e seu impacto duradouro no nordeste brasileiro lampiao
Conheça a história de Lampião: um dos maiores criminosos da história do Brasil 3

Por que Lampião é um personagem tão importante?

Parte da relevância de Lampião se deve à sua atuação no cangaço, um fenômeno social e criminal que marcou profundamente o Nordeste brasileiro na virada do século XIX para o XX. Diante de uma ausência de ações efetivas do Estado, pequenas famílias começaram a assumir posições de liderança, tomando para si a responsabilidade de garantir a ordem na região. Lampião, por seu turno, se posicionou contra essas oligarquias, tornando-se uma figura emblemática de resistência contra os abusos cometidos por esses “coronéis”.

Apesar de sua trajetória sangrenta e violenta, Lampião também é lembrado como um herói por parte da população nordestina. Isso ocorre, entre outros motivos, devido à resistência simbólica que Lampião representava diante do poder dos coronéis.

Como o Nordeste lembra de Lampião hoje?

A memória de Lampião é, até hoje, celebrada por muitos nordestinos. Além dos relatos orais, sua imagem e seus feitos são retratados em canções, filmes e livros, consolidando seu lugar no imaginário popular da região. Apesar dos crimes que cometeu, para muitos, a figura de Lampião é um símbolo de resistência e rebeldia frente a um sistema de poder opressor.

No entanto, essa visão não é unânime. Muitos ainda veem Lampião como um bandido e rejeitam qualquer tentativa de glorificar suas ações. A figura de Lampião, portanto, permanece sendo um símbolo poderoso e controverso na cultura nordestina.

Lampião e o cangaço ontem e hoje

O cangaço, fenômeno no qual Lampião teve papel central, surgiu como uma resposta à opressão dos coronéis e à negligência do Estado. Hoje, ele é frequentemente lembrado como um capítulo trágico e violento da história brasileira.

Porém, é preciso lembrar que o cangaço, assim como a figura de Lampião, são frutos de um contexto social e político muito específico. Por essa razão, seu legado deve ser entendido de uma perspectiva histórica, levando em conta as diversas nuances que marcam essa época e a região do Nordeste.

canalcienciascriminais.com.br lampiao o controverso rei do cangaco e seu impacto duradouro no nordeste brasileiro lampiao
Conheça a história de Lampião: um dos maiores criminosos da história do Brasil 4

Fonte: UOL

Redação

O Canal Ciências Criminais é um portal jurídico de notícias e artigos voltados à esfera criminal, destinado a promover a atualização do saber aos estudantes de direito, juristas e atores judiciários.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo