Serial killers e suas histórias bizarras em livros e filmes
Desde sua criação na década de 1970 pelo agente do FBI Robert K. Ressler, o termo “serial killer” deixou de ser usado como “stranger killer” para designar assassinos em série que sempre existiram ao longo da história. Esses criminosos, tão estranhos e assustadores, se tornaram objeto de fascínio do público e fonte de inspiração para inúmeros filmes, séries e livros.
Para saciar a curiosidade dos interessados no assunto, selecionamos 6 obras centradas na vida e nos crimes de alguns dos mais notórios serial killers da história. Essas histórias são impressionantes não apenas pelas atrocidades cometidas pelos assassinos, mas também pelo impacto que tiveram na sociedade e no imaginário popular.
LEIA MAIS:
Caso Gil Rugai: filho matou o pai e a madrasta em um dos crimes mais cruéis do país nos anos 2000
Quais são as principais obras sobre serial killers?
Ted Bundy: Um Estranho ao Meu Lado, de Ann Rule (2019)
Um relato pessoal e detalhado da amizade entre a autora e o famoso serial killer Ted Bundy, que confessou ter matado pelo menos 36 mulheres nos Estados Unidos na década de 1970.

BTK Profile: Máscara da Maldade, de Roy Wenzl, Tim Potter, L. Kelly e Hurst Laviana (2019)
A história de Dennis Rader, o vizinho amigável e respeitado pela igreja local que se tornou um dos mais temidos serial killers da história como o BTK.

Lady Killers: Assassinas em Série, de Tori Telfer (2019)
Um dossiê completo de mulheres assassinas em série e seus terríveis crimes, quebrando estereótipos e mostrando que elas também podem ser tão monstruosas quanto os homens.

A Sangue Frio, de Truman Capote (2003)
Baseado em fatos reais, o livro relata o brutal assassinato da família Clutter em 1959 e se tornou um clássico da literatura não ficcional.

H. H. Holmes: Maligno – O Psicopata da Cidade Branca, de Harold Schechter (2020)
A história do Dr. Henry Howard Holmes, um serial killer do século 19 que construiu um hotel com um labirinto de armadilhas para atrair e matar suas vítimas durante a Feira Mundial de Chicago.

Assassino do Zodíaco, de Sam Wilson (2018)
Uma investigação policial e astrológica para desvendar uma série de assassinatos brutais que seguem um padrão astrológico na cidade de San Celeste.

Por que estudar serial killers é importante?
Apesar da morbidez que envolve o assunto, estudar serial killers é importante não apenas para compreender a mente e o comportamento desses criminosos, mas também para analisar como a sociedade lida com o medo e a violência. Além disso, a busca por justiça e a análise das técnicas de investigação usadas em cada caso podem servir como base para aprimorar a atuação policial e implementar políticas públicas de prevenção à criminalidade.
Adentrar o assombroso mundo dos serial killers certamente não é para os fracos de coração, mas se você está interessado em mergulhar nesses casos intrigantes e descobrir como eles afetaram a história, não deixe de conferir a nossa seleção de obras sobre o assunto.