Noticias

5 livros para quem é apaixonado por true crime

A crescente popularidade do gênero true crime no Brasil

Nos últimos anos, o gênero true crime tem crescido e ganhado um espaço expressivo no mercado de entretenimento no Brasil. Este gênero, que já tem sua história marcada em programas televisivos clássicos no país, agora mostra força nos streamings de podcast e audiovisual, abordando casos e crimes nacionais e internacionais.

No Brasil, desde os anos 60, já existiam programas que exploravam crimes reais, como o emblemático O Homem do Sapato Branco, seguido por Aqui Agora e Linha Direta. Atualmente, streamings e produções para a televisão abordam casos como o assassinato de Daniela Perez, o incêndio da Boate Kiss, o caso Evandro e também o de Elisa Matsunaga.

LEIA MAIS:

Madeleine McCann: principal suspeito do desaparecimento diz que “Ela não gritou” ao ser raptada

Caso Gil Rugai: filho matou o pai e a madrasta em um dos crimes mais cruéis do país nos anos 2000

O que explica o sucesso e a atração do público pelo true crime?

Especialistas apontam diversas razões para a popularidade do true crime, que vão desde o fator fisiológico – devido aos hormônios liberados pelo nosso organismo quando ouvimos ou assistimos conteúdos sobre crimes reais – até a curiosidade e a busca por justiça por parte do público.

Um exemplo de sucesso nesse gênero é o podcast Modus Operandi, que atingiu mais de 14 milhões de plays em 2021. Além disso, o Globoplay registrou um crescimento de 63% na produção de documentários desde 2018, sendo o gênero de crimes reais o principal responsável por esse aumento.

Quais livros de true crime são indicados para quem deseja conhecer mais sobre o gênero?

Se você é fã de true crime e deseja se aprofundar mais no assunto, listamos aqui alguns títulos relevantes:

“Modus Operandi”:

Este livro fascinante explora a forma como os serial killers operam. Analisa padrões de comportamento, táticas e técnicas usadas por esses criminosos para enganar, manipular e, finalmente, assassinar suas vítimas.

Modus Operandi 1
5 livros para quem é apaixonado por true crime 6

“Mindhunter”:

Escrito por John E. Douglas, ex-agente do FBI, “Mindhunter” nos leva pelos bastidores do desenvolvimento e operação da Unidade de Ciência Comportamental do FBI. Douglas compartilha detalhes de alguns dos casos mais chocantes e complexos de sua carreira, explicando a metodologia usada para se aprofundar na psicologia dos assassinos.

mindhunter
5 livros para quem é apaixonado por true crime 7

“Lady Killers”:

Este livro desafia a ideia comum de que as mulheres são vítimas de violência em vez de perpetradoras. “Lady Killers” detalha a vida e os crimes de algumas das mais notórias assassinas em série da história, explorando suas motivações e o contexto sociocultural que as moldou.

Lady Killers Aquele Em Que Ana 01
5 livros para quem é apaixonado por true crime 8

“Arquivos Serial Killers: Made in Brazil”:

Este livro aborda o fenômeno dos assassinos em série no Brasil, uma realidade frequentemente ignorada. O autor analisa casos notórios e perturbadores, dando uma visão mais profunda dos assassinos em série brasileiros e do impacto desses crimes na sociedade.

Arquivos Serial Killers Made in Brazil
5 livros para quem é apaixonado por true crime 9

“Crimes Vitorianos Macabros”:

Este livro leva o leitor de volta à era vitoriana, um tempo de grandes contradições, com avanços tecnológicos e científicos coexistindo com pobreza extrema e injustiça social. O autor explora casos macabros que ocorreram nesse período, retratando a forma como a sociedade vitoriana lidou com esses crimes e seus perpetradores.

Crimes Vitorianos Macabros
5 livros para quem é apaixonado por true crime 10

Estes livros apresentam casos diversos, pesquisas aprofundadas e perfis de criminosos, oferecendo informações detalhadas tanto para o público leigo quanto para os que já conhecem o gênero.

O gênero true crime tem evoluído e conquistado cada vez mais seu espaço no mercado de entretenimento, proporcionando debates relevantes, envolvimento do público e diversidade de formatos, como podcasts, séries e livros. Com o aumento da demanda, é esperado que mais produções do gênero surjam no futuro, abordando casos clássicos e atuais, sempre com o objetivo de desvendar mistérios e buscar a verdade.

Redação

O Canal Ciências Criminais é um portal jurídico de notícias e artigos voltados à esfera criminal, destinado a promover a atualização do saber aos estudantes de direito, juristas e atores judiciários.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo