CPMI do 8 de janeiro chega ao fim nesta semana, saiba o que acontece nos próximos dias

CPMI do 8 de janeiro se aproxima de votação final: o que esperar?

Os atos ocorridos no dia 8 de janeiro viraram o foco da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI). A senadora Eliziane Gama (PSD-MA) é a encarregada de apresentar o relatório nesta terça-feira (17). A previsão é de que o documento seja apreciado e votado no próximo dia, quarta-feira (18), pelos deputados e senadores.

No entanto, o presidente Arthur Maia (União-BA) alertou quanto à possibilidade de um pedido de vista que, terminando às 9h da mesma quarta-feira, fará os parlamentares avaliarem se aprovam ou não o documento.

cpmi
Imagem: O Globo

Leia mais:

21 metralhadoras furtadas do Exército: caso é o maior desvio de armas desde 2019

Família confirma morte de jovem filha de brasileiros que foi sequestrada pelo Hamas

Quem serão os possíveis envolvidos no relatório da CPMI?

O relatório possui a expectativa de sugerir o indiciamento de figuras de autoridade e lideranças que apoiaram Jair Bolsonaro (PL).Um possível indicado é o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente.

Cid teria sido um dos atores principais nas estratégias de Bolsonaro, e inclusive, segundo a delação à Polícia Federal (PF), afirmou que o ex-presidente consultou militares em relação a um esboço golpista que sugeria a convocação de novas eleições e a prisão de opositores.

Outras figuras envolvidas possivelmente citadas no relatório

Ainda de acordo com as informações divulgadas pelo site Uol, o relatório pode incluir na lista de possíveis indiciamentos o ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal e ex-ministro da Justiça, Anderson Torres; e o ex-ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira.

Todos esses fatores têm criado uma expectativa em torno da apresentação do relatório da CPMI dos atos golpistas de 8 de janeiro. A esperança é que o documento possa trazer algum tipo de justiça e responsabilização nessa perturbação da democracia brasileira.

A influência do relatório da CPMI do 8 de janeiro: quais podem ser os desfechos?

O que ocorrerá após a votação deste relatório ainda é incerto. No entanto, o desfecho deste processo pode ter implicações significativas para o futuro da política brasileira e a salvaguarda da democracia no país. A atenção agora se volta para terça-feira e a apresentação do relatório da senadora Eliziane Gama.

Fonte: Brasil de Fato